Dona Ivone Lara!

Faleceu recentemente ,Dona Ivone Lara , e a mídia,cumprindo o seu papel, destacou o talento da grande dama da Música Popular Brasileira! Ótimo! Já configura- se uma grande conquista de uma mulher negra,favelada em uma época bem mais complicada para uma pessoa do sexo feminino em um universo artístico ( Samba) onde prevalecia a presença masculina.E foram muitas manchetes,lembranças ,como também, elogios sinceros a suas canções que tanto embalaram com aquela alegria contagiante o povo brasileiro. E ainda assim,foi pouco a homenagem àquela ilustre Carioca. Dona Ivone Lara foi colaboradora ( trabalhando como enfermeira) da Dra Nilze da Silveira( nordestina) ,uma das maiores personalidades da Medicina Brasileira do século XX- Psiquiatria- ,e que desenvolveu nos anos 40 do referido século, a Arteterapia ou Arte-terapia ( dependendo de Freud ou Jung) no Brasil; humanizando o tratamento de uma doença tão estigmatizada: a loucura. E esta médica citada foi convidada pelo Próprio Carl Gustav Jung a participar de um congresso na Suíça em 1957 .E Dra Nilze da Silveira ,mesmo tão comprometida com o humanismo, sofreu perseguição política( era comunista) e chegou a ser presa, e assim,experimentou a triste condição de um ser encacerado.Portanto, Dona Ivone Lara, que vivenciou de perto, essa história grandiosa, está presente no Samba - Cultura popular brasileira ,e claro, também na historia brasileira!

Curtir

Mostrar mais reações

Comentar

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 04/06/2018
Reeditado em 04/06/2018
Código do texto: T6355076
Classificação de conteúdo: seguro