UM POUQUINHO DE VIDA


Foi uma longa trajetória de vida antes que o jornalista Manoel Ferreira Leite caminhasse com passos firmes, mas tranqüilos, pela tão conhecida alameda Barão de Limeira, na capital de São Paulo; para ingressar na "Folha de S. Paulo", onde prestou relevantes serviços como  revisor. Isto foi em fins da década de 70, permanecendo neste jornal até o ano de 1992.

Técnico em Comunicação Social no Ministério do Exército, o dedicado jornalista colaborou anteriormente para os jornais de Piquete; e Lorena (SP), onde nasceu.

Na "Folha" ele não era apenas o revisor e responsável pela leitura final do jornal: era o mestre,  o amigo solidário e incansável para atender todas as dúvidas dos colegas mais jovens e recém-formados.
Finda a missão que lhe era extremamente agradável, ele retirou-se para Ubatuba (SP), onde morou até recentemente, cercado pela esposa, filhos, netos e bisnetos.

Em meio a paz da pequena cidade e a paisagem do mar azul, resolveu escrever um livro: "Um Pouquinho de Vida", publicado pela Centauro Editora, em 2a. edição. Nele, ele narra suas memórias, passagens de sua vida, começando por uma infância nada fácil... Mas não há tristeza mesmo nos momentos difíceis que ele relata com um vocabulário simples e ao mesmo  tempo rico...

São lembranças da Estrada de Ferro Central do Brasil, chegando a São Paulo... do cinema Rio Branco e Guarany, com Charlie Chaplin fazendo sucesso nas telas; quando o filme era mudo e, embaixo, os instrumentistas tocavam música ao vivo...

Lembranças da vida de circo onde os palhaços no picadeiro faziam a platéia rir, com suas roupas reluzentes e coloridas; da pensão São Carlos, na rua Aurora; do gramofone; das lamparinas à querosene e do início da construção do Estádio do Pacaembu.

São histórias curtas e bem-humoradas que retratam doces ou tristes lembranças que acompanham toda uma trajetória de vida...


Manoel Ferreira Leite, amigo e colega de trabalho, na  "Folha de S. Paulo", partiu há alguns anos. Esta foi uma homenagem  singela que lhe escrevi, em agradecimento sincero por tudo que me ensinou.

Nota da Editora Centauro, que publicou seu livro:  

"O jornalista Manoel Ferreira Leite faleceu em 21 de novembro de 2006.
A escritora e jornalista Nair Lúcia de Britto tem contos publicados por revistas da Editora Abril; crônicas publicadas em jornais; textos infantis publicados na Folhinha de S. Paulo (literatur
a infantil); artigos publicados na Tribuna do Leitor, do Jornal A TRIBUNA, de Santos; comentários de livros, comentários de filmes de arte. Está selecionando suas melhores crônicas para publicação em livro e pretende publicar um livro com seus melhores contos."

 
 
 
 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 29/10/2017
Reeditado em 29/10/2017
Código do texto: T6156141
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.