Carl M. Brashear, entra para a história: ultrapassou os limites do próprio corpo e o preconceito racial

Carl Maxie Brashear (Toinville, 19 de janeiro de 1931 – Portsmouth, 25 de julho de 2006). Brashear foi o primeiro mergulhador negro da Marinha dos Estados Unidos, feito conseguido em 1970. E, também, o primeiro mergulhador da Marinha a voltar ao serviço ativo apesar de ter sofrido a amputação de uma perna em conseqüência de ferimentos sofridos durante uma operação de salvamento. Ele é o homem que inspirou o filme "Homens de Honra", o famoso cozinheiro da marinha americana. Brashear respondeu a pergunta feita a ele: "Por que você quer tanto fazer isso... (se tornar mergulhador Oficial da Marinha dos EUA")?.

Ele: - "Porque disseram que eu não conseguiria."

Em 2000, a história da vida de Brashear foi retratada no filme "Homens de Honra" (Men of Honor).

A história dele nos faz lembrar a frase dita por Nelson Mandela: "Tudo é impossível, até acontecer..."

Vale a pena assistir ao filme: "Homens de Honra."

Uma das cenas final do filme, interpretado pelo ator Cuba Gooding Jr.: "Homens de Honra", quando ele é desafiado a uma dura prova no tribunal que julgava o caso, para saber se ele teria ou não condições de regressar às atividades na Marinha, mesmo depois de sofrer a cirurgia de amputação, que o obrigou a usar uma prótese na perna que fora amputada. Onde ele precisaria dar 10 passos seguidos sem cair e vestido com a roupa de Mergulhardor Oficial que pesava mais de 180kg na época, e fazer essa prova ali mesmo no tribunal frente ao júri e ao juiz. Isso sem que a prótese quebre, pois, se a prótese quebrasse significaria que ele não teria equilíbrio nem coordenação motora para voltar às atividades de mergulhador, algo teórica e humanamente impossível de se realizar. Visto que esse tipo de teste é desnecessário e está fora do manual de mergulhandor oficial da Marinha americana. Na verdade, ele foi submetido a esse desafio apenas por preconceito, pelo fato dele ser negro, alguns tentaram dificultar ao máximo para ele não conseguir.

- "Porque você quer tanto fazer isso...?"

- "Porque disseram que eu não conseguiria (...).

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 10/09/2017
Reeditado em 24/09/2017
Código do texto: T6110530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.