Heroínas

Meus heróis são como muitos heróis por aí. Eles não têm capa, nem máscara sobre os olhos, meus heróis também fazem a diferença, senão, não seriam heróis.

Mas, eu gosto mesmo é de falar das minhas heroínas. Isso sim é dar valor a quem se desdobra como verdadeiros super-humanos. Nem gosto muito de falar delas sempre no gênero feminino porque elas são mais macho que muito homem por aí. Sabe aquela história de jornada tripla? Pois é, conheço algumas mulheres que dão conta de verdade de acordar cedo, cuidar do café da manhã, dos filhos e do marido, da limpeza da casa e da cozinha antes de sair para o trabalho.

Saem para se arriscar nos transportes públicos desse país vexatório e trabalham o dia inteiro. Aí já foi jornada tripla, se não tiver percebido, mas, não acaba aí... Voltam pra casa e lavam as roupas da família toda, não é só delas não porque aí é fácil, qualquer um faz. Preparam o jantar enquanto cuidam de uma dezena de outras coisas concomitantemente. Levantam as coisas, guardam, tiram coisas pra jogar fora, veem através de portas o que está faltando, tiram coisas por lugares que não dá pra passar nem uma lagartixa seca, elas não param.

Se sentem dores, disfarçam.

Se sentem cansaço, ignoram.

Se sentem tristeza, engolem.

Se sentem raiva, controlam.

E mais, se entregam aos "para casa" dos filhos que nunca são eles que fazem. E depois, mais tarde, depois do banho, se entregam ao marido que "está cansado do dia de trabalho". Elas são super heróis de verdade.

Sangram quando se machucam, mas ninguém vê.

Choram quando está insuportável, mas ninguém nota.

Falam quando estão esgotados, mas, ninguém ouve.

Ninguém sabe o que se passa dentro da cabeça "confusa" das minhas heroínas que tem a solução para tudo, que tudo solucionam. Pra que falar dos heróis, se elas os superam. Isso sim é ser super-herói.

Paulo Siuves
Enviado por Paulo Siuves em 23/08/2017
Reeditado em 23/08/2017
Código do texto: T6092324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.