HOMENAGEM À IRMÃ DULCE DO BRASIL: Bem-Aventurada Dulce dos Pobres

http://leiamais.ba/2017/04/06/canonizacao-de-irma-dulce-esperada

__________________

Irmã Dulce é o modelo de caridade e protetora dos pobres e das comunidades das cidades, em que o poder público esquece os marginalizados e empobrecidos pelo sistema.

Mulher fiel, religiosa que agrada a Jesus, cristã de oração, evangelho dos pequeninos e socorro dos doentes. Frágil no corpo, forte na alma, porque é a virgem cujo esposo é Jesus. Não deixou apagar sua lâmpada da inocência batismal, fidelidade à Igreja dos pobres, exemplos para os ricos e políticos que querem fazer o bem e o respeito ao "Jesus abandonado".

Oremos para que outras Dulces sejam doces na messe do Senhor e a Igreja se renove em mulheres santas e virgens prudentes...

Rogai por nós Irmã Dulce para que sejamos dignos das promessas da Doce Virgem Maria e do Senhor Jesus nosso Salvador. Amém.

J B Pereira

___________________________

BEATIFICAÇÃOReze oração para pedir graças por intercessão de Irmã Dulce DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2011, 21H50 MODIFICADO: SEXTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2014, 16H15

Agora os católicos do Brasil podem rezar ao Senhor por intercessão da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Com a cerimônia de beatificação realizada na tarde deste domingo, 22, o culto a religiosa baiana é inscrito no calendário do país, com a memória celebrada no dia 13 de agosto (dia em que a freira recebeu os votos religiosos).A seguir, confira a oração para pedir graças por intercessão da nova beata:

Senhor nosso Deus

Recordando a vossa Serva Dulce Lopes Pontes,

Ardente de amor por vós e pelos irmãos,

Nós vos agradecemos pelo seu serviço a favor

Dos pobres e excluídos.

Renovai-nos na fé e na caridade,

E concedei-nos a seu exemplo vivermos em comunhão

Com simplicidade e humildade,

Guiados pela douçura do Espírito de Cristo

Bendito nos séculos dos séculos. Amém!

Já está disponível para download também a novena de Irmã Dulce. O material é composto de nove encontros de oração que apresentam a vida da religiosa como exemplo para quem busca um encontro íntimo com Deus. Segundo a Arquidiocese de Salvador (BA), a novena deve ter seu início sempre no dia 13, terminando no 21 de cada mês.

.: Clique para baixar

Leia mais

.: Veja a cronologia dos trabalhos sociais de Irmã Dulce

.: Saiba qual é o caminho para se tornar santo

.: Conheça os santos e beatos do Brasil

https://noticias.cancaonova.com/brasil/beatificacao-brasil/irma-dulce/reze-oracao-para-pedir-gracas-por-intercessao-de-irma-dulce/

________________________

Conheça o milagre da beatificação da Bem-Aventurada Irmã Dulce

Da Redação, 13 de Março de 2015 às 09h14. Atualizada em 13 de Março de 2015 às 09h47.

Uma graça só é considerada milagre após atender a quatro pontos básicos: a instantaneidade, que assegura que a graça foi alcançada logo após o apelo; a perfeição, que garante o atendimento completo do pedido; a durabilidade e permanência do benefício e seu caráter preternatural (não explicado pela ciência).

Foto de: OSID

claudia_santos_miraculda

Cláudia Santos, miraculada

O referido milagre ocorreu na cidade de Itabaiana, em Sergipe, quando, após dar à luz a seu segundo filho, Gabriel, Cláudia Santos sofreu uma forte hemorragia, durante 18 horas, tendo sido submetida a três cirurgias na Maternidade São José. Diante da gravidade do quadro, o obstetra Antônio Cardoso avisou a família que apenas “uma ajuda divina” poderia salvar a vida de Cláudia. Em desespero, a família da miraculada chamou o padre José Almí para ministrar a unção dos enfermos. O padre, no entanto, decidiu fazer uma corrente de oração pedindo a intercessão de Irmã Dulce e deu a Cláudia uma pequena relíquia da Bem-Aventurada. A hemorragia cessou subitamente.

O caso de Cláudia foi então analisado por dez peritos médicos brasileiros e seis italianos. Segundo o médico Sandro Barral, um dos integrantes da comissão científica que analisou o milagre, “ninguém conseguiu explicar o porquê daquela melhora, de forma tão rápida, numa condição tão adversa”.

http://www.a12.com/editora-santuario/noticias/detalhes/conheca-o-milagre-da-beatificacao-da-bem-aventurada-irma-dulce

__________________________

CONFIRMAÇÃO DE 3 MILAGRES TORNARÁ IRMÃ DULCE SANTA

Três supostos milagres são a esperança do processo que pode transformar a religiosa baiana na primeira mulher nascida no Brasil a virar santa; Irmã Dulce precisa de mais um caso aceito pelo Vaticano para se juntar a Frei Galvão, único santo do país, canonizado em 2007 pelo papa Bento 16; peritos trabalham na análise dos milagres atribuídos à Bem Aventurada Dulce dos Pobres, beatificada há dois anos

13 DE JUNHO DE 2013 ÀS 13:14 // 247 NO TELEGRAM Telegram // 247 NO YOUTUBE Youtube

Bahia 247

Beatificada há dois anos, a religiosa baiana Irmã Dulce está caminhando rumo à santificação e as notícias são promissoras. Três supostos milagres são a esperança do processo que pode transformá-la na primeira mulher nascida no Brasil a virar santa.

Irmã Dulce precisa de mais um caso aceito pelo Vaticano para se juntar a Frei Galvão, o único santo do país, canonizado em 2007, pelo papa Bento 16.

Abaixo matéria da Folha de São Paulo que explica o processo de santificação de Irmã Dulce e sua trajetória de vida.

Peritos analisam milagres que podem tornar Irmã Dulce santa

Desde que Irmã Dulce virou beata, já chegaram mais de 3.000 relatos de graças alcançadas pela sua intercessão. Deles, três foram considerados consistentes e começaram a ser analisados por peritos em Salvador.

Os casos estão distribuídos entre Sergipe, Ceará e Bahia. Os milagres investigados não são detalhados para não atrapalhar o processo de investigação, que corre sob sigilo.

O primeiro milagre atribuído à Irmã Dulce aconteceu em 2001. A sergipana Cláudia Cristiane dos Santos havia sido desenganada pelos médicos depois de dar à luz, em 11 de janeiro daquele ano.

Logo após o parto, em Itabaiana (SE), Cláudia apresentou um quadro gravíssimo de hemorragia. As possibilidades de tratamento se esgotaram ao longo das 28 horas em que a paciente foi submetida a três cirurgias. Cláudia, contudo, sobreviveu.

Pela versão que sustentou a beatificação pelo Vaticano, a mudança no quadro ocorreu porque o padre José Almi de Menezes rogou à Irmã Dulce, de quem era devoto, pelo salvamento da paciente.

Durante as orações, a hemorragia parou, o que se constituiu no milagre reconhecido pelo Vaticano.

Havia outro relato de milagre em São Paulo, mas os estudiosos identificaram uma intervenção médica e o derrubaram.

Requisitos

São quatro os requisitos: ser instantâneo, perfeito, duradouro e inexplicável. "Ou seja, a graça deve ocorrer logo após o apelo e a pessoa deve voltar à condição que tinha antes da enfermidade, sem apresentar sequelas nem algo que encontre base científica", diz o historiador Osvaldo Gouveia, membro da comissão de canonização.

Por exigência do Vaticano, os nomes dos peritos e dos envolvidos nos milagres são mantidos em sigilo. Eles são médicos que já trabalharam no reconhecimento do primeiro milagre e da derrubada das outras hipóteses.

Um outro relato --a cura de um garoto diagnosticado com leucemia-- é dado como certo, porém não é considerado por datar de 2006. Segundo o Código Canônico, alguém só pode se tornar santo graças a um milagre ocorrido após a beatificação.

Apesar do otimismo da comissão, o arcebispo primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, diz que tradicionalmente a fase de estudos demora cinco anos. E que, depois, toda a documentação terá de ser averiguada de novo em Roma. "Eu, pessoalmente, não acredito que saia logo. Não fico iludindo ninguém, porque sei que nesses casos tem que ser um milagre muito forte, contundente", afirma.

Por causa disso, a comissão decidiu que a estratégia será evitar "perda de campo" e "desgaste" com o Vaticano. "Só vamos enviar para lá quando estivermos muito convictos, para não correr risco de sermos desclassificados de imediato. Vamos evitar a pressa pelo entusiasmo", diz Gouveia.

Irmã Dulce, que hoje estaria com 99 anos, ficou conhecida pela dedicação aos pobres e doentes, de acordo com o cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, baseado em Salvador e um dos cinco brasileiros que participaram do conclave que elegeu o papa Francisco, em março.

A instituição de caridade fundada por ela em 1949 realiza atualmente 5,5 milhões de atendimentos por ano na capital baiana.

https://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/105209/Confirma%C3%A7%C3%A3o-de-3-milagres-tornar%C3%A1-Irm%C3%A3-Dulce-santa.htm

______________________________

Vaticano reconhece milagre de Irmã Dulce e inicia canonização

Graça foi alcançada por uma mulher em 2001, no interior da Bahia.

Para se tornar santa, Igreja precisa comprovar um segundo milagre.

A Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano reconheceu, nesta terça-feira (26), um milagre atribuído a Irmã Dulce em 2001. Essa era a etapa que restava para a religiosa ser considerada beata. Agora, para ser canonizada, será necessário comprovar um segundo milagre. O processo de canonização deve ser anunciado pelo Papa Bento XVI até o Natal, segundo informações de dom Geraldo Majella, arcebispo primaz do Brasil.

Em junho deste ano, fiéis fizeram vigília na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Salvador, em homenagem a irmã Dulce, que morreu em 1992 e é conhecida como Anjo Bom da Bahia.

saiba mais

Candidata a santa brasileira é homenageada em SC

Fiéis fazem vigília com restos mortais de irmã Dulce em Salvador

Vaticano coloca Irmã Dulce na fila para virar santa

De acordo com representantes das Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid), o milagre é relativo a uma mulher que chegou a ser desenganada pelos médicos após sofrer uma hemorragia pós-parto, em 2001, no interior da Bahia.

Análise científica

O médico Sandro Barral, um dos investigadores e peritos que confirmaram o milagre, considerou o feito preternatural (quando a ciência não explica). A agraciada e a criança permanecem com a identidade sob sigilo, por recomendação do Vaticano.

Dom Geraldo Majella fala sobre beatificação de Irmã Dulce

Dom Geraldo Majella fala sobre beatificação de Irmã

Dulce (Foto: Divulgação/Ciro Brigham/Ascom OSID)

“Foi um caso de pós-parto, onde a paciente apresentava um quadro de forte hemorragia não controlável. Em um período de 18 horas, por exemplo, ela chegou a passar por três cirurgias, mas o sangramento não cessava. Contudo, sem nenhuma intervenção médica, a hemorragia subitamente parou e a paciente passou a ter uma impressionante recuperação”, disse Barral.

Segundo a Osid, para ser beatificada, o processo da freira baiana foi analisado por um grupo de teólogos, em seguida por peritos médicos e cientistas e, por fim, pelo colegiado de cardeais e bispos do Vaticano. Em todas as três etapas, o milagre atribuído a Irmã Dulce foi confirmado, por decisão unânime.

Burocracia religiosa

Para ser considerada beata, uma vasta documentação foi encaminhada ao Vaticano, que fez o reconhecimento jurídico sobre a veracidade do milagre atribuído a Irmã Dulce em junho de 2003. Em abril de 2009, a religiosa foi considerada venerável pela biografia. Isso, segundo a Igreja Católica, implica dizer que Irmã Dulce teve uma vida de santidade.

Ainda de acordo com a Osid, a abertura do processo de beatificação começou em 17 de janeiro de 2000. No ano seguinte foi anunciado o milagre e, em 2002, o processo foi levado para análise do Vaticano.

Homenagens

O período da vigília foi o último em que as relíquias da religiosa puderam ser vistas antes da beatificação. Relíquia é a designação católica para os restos mortais de uma pessoa antes de ser canonizada. No Brasil, três beatos estão na fila para serem canonizados. A beata catarinense Albertina Berkenbrock recebeu homenagem, na quarta-feira (20), pelo terceiro aniversário de sua beatificação, ocorrida em outubro de 2007.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/vaticano-reconhece-milagre-de-irma-dulce-e-inicia-canonizacao.html

______________________________________

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/vaticano-reconhece-milagre-de-irma-dulce-e-inicia-canonizacao.html
Enviado por J B Pereira em 23/06/2017
Código do texto: T6035777
Classificação de conteúdo: seguro