Minha trajetória no C.E Aluísio Azevedo

É com imenso prazer que pretendo relatar um pouco da minha trajetória nessa respeitada instituição de ensino.

Não há como falar do Aluísio Azevedo sem contar um pouco da minha história, porque o Aluísio Azevedo faz parte da minha vida.

Vim para Caxias em 1982 para ir morar em Teresina com uma senhora rica chamada Zezé. Naquela época, os pais e/ou avós colocavam filhos(as) ou netas para morarem com pessoas que tinham condições, a fim de que as crianças pudessem estudar. E esse era o desejo de minha avó paterna, com a melhor das intenções.

No entanto não me acostumei, retornei para Caxias e pedi para ficar morando com minha avó, seus filhos e outros netos já aqui instalados.

Estudei na Escola Vespasiano Ramos, César Marques e Aluísio Azevedo, esta, minha grande paixão.

Ingressei no Aluísio Azevedo como estudante, no ano de 1988 e concluí em 1990. No final do ano prestei vestibular na UEMA e passei para o curso de Letras - Português/Literatura. Esse fato ocorreu graças a Deus e ao incentivo de Luísa Simão que me orientou e colaborou para que eu fizesse o vestibular. Estudei à noite, pois naquela época já pensava em conseguir alguma atividade para colaborar com o nosso sustento, tendo em vista que a situação não era nada fácil.

Saindo com o meu certificado nas mãos, após aprovação no vestibular eu disse aos funcionários: Vilson (in memoriam) e José Vieira que eu voltaria para trabalhar no C.E. Aluísio Azevedo. E assim aconteceu.

De fato, em 1993 passei no concurso para agente administrativo na cidade de Coelho Neto, em 1994 consegui minha remoção, no ato da lotação foi a mim perguntado onde eu gostaria de trabalhar, respondi imediatamente: - No Aluísio Azevedo.

No entanto, com a função de agente administrativo não poderia atuar na sala de aula, por isso em 2001 fiz o concurso para o cargo de professor e fui aprovada, então tive que pedir exoneração do cargo de agente administrativo e desde 2002 estou como professora dessa casa maravilhosa que é o C.E. Aluísio Azevedo.

Durante todo esse tempo vivenciei momentos fortes: como a passagem de muitas pessoas que marcaram aquele ambiente escolar tanto gestores, professores, alunos e funcionários. Pessoas que souberam fazer a diferença, ex-alunos que conseguiram se sobressair na vida estudantil e profissional, honrando assim o nome da nossa escola.

Sou uma pessoa apaixonada por essa escola. Trabalho com muito prazer, porque formamos uma grande família.

Cronologia

1988 a 1990 – estudante do noturno

1994 a 2001 – em 1994 vim transferida da U.E. Coelho Neto da cidade Coelho Neto como agente administrativo ( trabalhando na secretaria da escola).

Em 19 de abril de 2002 fui nomeada professora do Estado do Maranhão. Quando me perguntaram para qual escola eu gostaria de ir. Respondi prontamente: - Para o Aluísio Azevedo. Desde então, estou lotada nessa Escola-casa que muito bem nos acolhe.

Em 2018 Aluísio Azevedo se tornará uma escola de Tempo integral para professores e alunos, por isso após o encerramento do ano letivo de 2017 parti para uma nova escola. A mudança é necessária, que assim seja, conforme a vontade de Deus.

Marinalva Almada
Enviado por Marinalva Almada em 03/04/2017
Reeditado em 28/12/2017
Código do texto: T5960568
Classificação de conteúdo: seguro