Tia Orlandina

Um nome tão pequeno, mas tão marcante em nossas vidas, sim, em nossas vidas, família Martins. Se meu avô e avó foram Rei e Rainha nesta família, a tia Olga foi Primeira-Ministra, ora dama de ferro, ora dama do cuidado.

O que sei é pouco, são minhas vivências e escutando uma coisa aqui e outra acolá de outras estórias. Fui juntando peças e hoje, acho que sei entender e admirar esta mulher, nos seus erros e acertos, verdadeiramente.

Tia Olga - acredito que a sra. tenha o dom da bondade, e não é por temor e dever religioso, sinto que a sra. gosta e precisa de ajudar as pessoas. Por isso digo que é dom.

Na ausência dos pais, a sra. foi cuidando - da forma que achava que era correta - dos seus irmãos e irmãs. Ou aconselhando, ou encaminhando, ou dominando... "Na intenção de se fazer o bem, muitas vezes se faz o mal..." mas acredito na boa intenção. E o que pode ser certo ou bom pra um, pode não o ser para outrem. Enfim...

Encaminhou a minha mãe para a casa da tia Celuta para estudar, mas quando percebeu em certo momento, uma condição precária, a trouxe de volta. Impediu-me do contato com o meu pai, com a conivência de uma família inteira e dele também; contudo acredito que a sra. pensou estar fazendo o correto, e que em nenhum instante, a boa intenção tenha lhe faltado. Acredito, de verdade.

Vejo na sra. uma sabedoria incrível nestas estratégias de ajudar - sabe em quem chegar, quando e como. E sempre ou quase sempre, logra êxito.

Hoje, repassando algumas situações, percebo que a sra. teria me ajudado muito mais, falando-me diretamente. Como nos meados da minha primeira separação - se houvesse tido um telefonema direto e sincero pra mim, falando pra eu ocupar o meu tempo, trabalhar e quiçá aconselhar-me sobre as dificuldades da vida conjugal... mas o telefonema foi para a minha sogra, saudosa dona Mitico. É uma estratégia boa, mas preferiria a outra.

E em outra situação em que eu disse que iria fazer pós graduação em Ecoturismo... a sra. fez uma cara de espanto! Por que não aconselhou-me a fazer alguma coisa na área do curso em que eu havia me formado? Assim, da maneira mais simples possível - olhando-me nos olhos, pois sei que foi exatamente isso que passou pela cabeça da sra. E esta pós... não me valeu de nada. Alguns poucos exemplos...

Pra se comunicar com pessoas importantes, sei que por vezes vale muito mais a conversa ao pé do ouvido do assessor, do que falar diretamente. Pois a pessoa importante tem muitas coisas a fazer e certamente esquecerá do pedido feito ou da promessa dita. Mas pra falar conosco, reles mortais...

Defensora da instituição familiar a qualquer custo (com sangue, suor e lágrima), cuidadora dos irmãos/ãs, filhos/as, netos, marido, sobrinhos/as, amigos/as, pai, mãe; é uma mulher a se admirar sim. Tomara que esteja a cuidar de si também.

Todos somos santos e pecadores, nem absolutamente bons, nem totalmente maus, cada um sabe de si. Exorcizando nossos demônios diariamente ou tomando um chá das 5 com eles, pra relaxar. Parafraseando Adelia Prado - amor é palavra de luxo - principalmente para esta família. Vai saber da estória de nossos bisavós, avós, genitores, tios/tias, irmãos, primos... só sei que sei tão pouco... mas imagino... coisas ruins... mas coisas boas também.

Sigamos... pois atrás vem gente.

Lígia Martins
Enviado por Lígia Martins em 04/02/2017
Reeditado em 21/07/2017
Código do texto: T5902761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.