urucania

Uma cidade que ficou conhecida nacional e internacionalmente pelos milagres do santo padre do povo, Antônio Ribeiro Pinto, situada na zona da mata mineira a cidade de Urucânia sempre teve na cana de açúcar a sua maior fonte de renda, embora nos dias de hoje a produção da cana e a fabricação do açúcar tenha diminuído consideravelmente, devido a vários fatores, mas em contrapartida uma outra fonte de renda aparece com muita força por aqui. A suinocultura hoje, é sem duvida uma boa alternativa para a economia local.

Não podemos mencionar o nome de Urucânia, sem antes lembrarmos da sua historia religiosa, o padre Antônio Ribeiro Pinto chegou em Urucânia no ano de 1947, um lugarejo sem nenhuma infra-estrutura se transforma no centro de visitações de pessoas das mais diversas regiões do Brasil e do mundo, em busca da cura para os males do corpo e do espírito e assim foi até o ano de 1963 ano de sua morte. Mas o turismo religioso não para por aí, até hoje no dia 27 de novembro dia em que se celebra a festa da Medalha Milagrosa, Urucânia se transforma na capital Mineira da fé, milhares de romeiros das mais diferentes regiões do Brasil visitam a cidade de Urucânia em busca de conforto e de paz interior.

A cidade de Urucânia é situada na Zona da Mata Mineira a aproximadamente 230 quilômetros da capital Belo Horizonte, é originária do urucum e a sua primeira capela foi dedicada à Nossa Senhora do Bom Sucesso do Urucum.

Com a emancipação político-administrativa, surge assim o município de Urucânia que foi solenemente instalado no dia 1º de Março de 1963 com a nomeação do primeiro administrador José Pinheiro Brandão.

Ainda neste ano, no dia 1º de Setembro, acontece a eleição do Prefeito Municipal (Paulo Giardini) e a Câmara Municipal é composta pela primeira vez por nove vereadores.

Nos dias de hoje Urucânia vive sobre o mesmo regime político e a sua economia continua sendo a cana de açúcar e a suinocultura, o turismo religioso é bastante intenso mas a cidade ainda carece de muitos investimentos para ser a cidade ideal pra se viver.