ROQUE SANTANA - Sete anos de saudades.

Hoje deveria ser mais um dia triste; mas é um dia apenas de lembranças e saudades... Saudade de Roque, que escreveu a sua história, conheceu o fim da guerra e teve como recompensa final, o direito de não morrer mais.

- Ele está em paz !

Assiste razão ao poeta que disse: a saudade é a memória do coração. Hoje o nosso coração desperta mais uma vez para a saudade que se eternizou, e nos convida a debruçar no passado em busca de memórias perdidas... Saudade, a gente sente do que foi bom e de quem era bom.

- Foi muito bom ter convivido com a bondado de Roque Santana.

Por isso a saudade nunca passa; vem com o tempo, com a lembrança, com o momento e com a ausência; uma saudade que faz de nós o seu objeto. Saudade de quem era amigo, referencia, sustentáculo e servidor...

- Uma saudade que tem rosto, nome e sobrenome...

Roque possuía a sabedoria mágica emprestado de Deus para adivinhar sentimentos, ouvir o silêncio e encontrar a palavra certa... Não embrulhava seus pontos discordantes com papel áspero, indiferente aos sentimentos alheios. - Ele embrulhava-os com papel suave, que revelava consideração e afeto. Era um pacifista por excelência; tinha pela família um amor desmedido, incondicional, sem fazer contas e sem obedecer a razão.

- Bondade era a sua maior grandeza.

Há sete anos, independente do que estiver acontecendo à minha volta, faço o meu melhor papel para lhe homenagear e retribuir a grandeza da sua amizade, que não precisava de plateia ou de aplauso.

- Quem tem lembranças tem saudades...

Rogo para que ele consigam lá no Céu, a redenção necessária para organizar esse sentimento de saudade, que esse vazio torne-se habitado, e que a gente possa arremessar fora o desconforto da tristeza toda vez que lembrar dele.

- Lembremos dele então, no melhor estilo. Um brinde à Roque !

Saudade é a eterna homenagem que presto ao cunhado amigo, que fez o caminho de volta para a Casa do Senhor e nos aguarda para o reencontro.

- Isso é tudo.

Manoel Lobo, 2016

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 10/10/2016
Reeditado em 16/10/2016
Código do texto: T5787267
Classificação de conteúdo: seguro