AMAR BLUMENAU

Muitos nascem em uma cidade e acabam adotando outra como lar. Blumenau acolhe pessoas de diversas regiões e países, que fazem daqui a sua casa e sua referência. Não é patriotismo ufanista - tão comum nesta época eleitoral, - é reconhecer o valor da urbe que nos acolheu, a mim e a tantas outras pessoas nascidas em outros pagos, como se fôssemos seus filhos legítimos. Sim, também criticamos o povo de Blumenau como sendo fechado e de pouca conversa. Mas toda a regra tem suas gratas exceções. E a diferença é que por aqui quase todo mundo trabalha e cuida de sua própria vida.

Temos problemas, é claro: áreas de risco, enchentes arrasadoras, aumento da miséria e da violência, ruas estreitas e sinuosas onde é temerário andar por que a calçada não existe (e, quando existe, é esburacada e tem um poste no meio..), transporte urbano moroso e insuficiente; e um trânsito ligeiramente caótico. Sem falar no calor abafado, que faz todo morador daqui sonhar acordado com a brisa do mar. Alguns problemas até tem solução, desde que haja boa vontade da administração pública. Outros, devem-se à geografia do terreno. Ainda assim, a qualidade de vida e as oportunidades são melhores do que em outras regiões do país. E se hoje o desemprego aumentou, isso se deve a outros fatores: assaltados pelo aumento de tributos – muitas vezes utilizado para cobrir rombos no orçamento da nação causados pelos inúmeros escândalos de corrupção –, sem retorno de vendas, comércio e empresas estão demitindo em vez de contratar. Há cerca de dois anos atrás, se você passasse em frente às empresas, veria um quadro com as vagas disponíveis. Hoje, quando isso acontece, dá vontade de tirar foto pra compartilhar nas redes sociais...

Blumenau tem inúmeras opções de lazer e gastronomia. E não estou falando somente da October Fest que, a julgar pelos preços praticados, tornou-se uma festa para turista ver, mas de vários outros espaços lindos e atrativos, nem sempre conhecidos para quem é daqui. Um passeio pelo centro, uma contemplação do Rio Itajaí-Açu, um giro pela Feirinha da Servidão todo segundo domingo do mês... Ou passar um dia no Parque das Nascentes, fazer uma caminhada no Parque Ramiro Ruediger, um simples passeio em um dos shoppings centers da cidade são opções imperdíveis.

Amar Blumenau é não perder a capacidade de surpreender-se com suas belas paisagens, mistura de metrópole com áreas preservadas e algumas características rurais que ainda permanecem em alguns bairros. Ainda é possível acordar com o canto dos pássaros ou ouvir o ronco dos bugios nas matas que circundam os morros quando o tempo tá pra chuva.

Amar Blumenau é reclamar do calor e dos preços praticados nos eventos, mas também não perder o hábito de passear pela cidade, sempre parando para tirar fotos e balançando o esqueleto ao som das bandinhas típicas.

*Homenagem a Blumenau - SC, cidade que adotei como morada, que amanhã estará de aniversário.