SEMANA SANTA: MOMENTO SAGRADO

Semana Santa é absolutamente um momento muito sagrado, pois é nesse momento que vamos comemorar e recordar a última semana da vida de Jesus na terra. Estes são os dias que antecederam a grande Festa da Páscoa. O maior foco da semana é a paixão (sofrimento) e Ressurreição de Jesus Cristo e os acontecimentos que levaram a ela. E não o “foco em diversões”.

Ela começa com o Domingo de Ramos, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A característica central do serviço adequado a este dia, como era nos primeiros tempos, é a procissão dos Ramos. As folhas ou palmas –como queira - são abençoados e depois são levados em procissão até a igreja, onde uma entrada é feita com uma certa quantidade de pessoas, após o qual a Missa é celebrada. A outra característica notável e muito antiga do presente serviço Domingo de Ramos é a leitura do Evangelho da Paixão por três leitores.

Especialmente importante para os católicos é o Tríduo Pascal. Este é os três dias apenas antes da Páscoa. Na Quinta-feira Santa, nós “reconstituímos” a Última Ceia do Senhor, que Ele compartilhou com Seus apóstolos na noite em que foi traído e preso. Esta é uma das mais belas liturgias de todo o ano litúrgico. Na missa, o padre vai lavar os pés de doze homens, assim como Jesus fez. Também nessa noite, os sacerdotes de todo o mundo renova seus votos sagrados. Isto porque, na Última Ceia, Jesus não só instituiu a Missa (Eucaristia) como também o sacerdócio ministerial.

Na sexta-feira, o dia da crucificação e morte de nosso Senhor, temos a veneração da cruz. Um serviço é realizado em três horas da tarde (hora Acredita-se que tenham morrido) e outra no final da tarde. Nesse momento as pessoas se deslocam em frente ao altar para beijar a Cruz, a fim de mostrar honra e respeito para o sacrifício de Cristo por nossa causa. Não há consagração da Eucaristia neste dia, e a Comunhão que receber será da noite anterior, que foi reservado no tabernáculo.

Sábado Santo é uma vigília. Nós mantemos o relógio para a expectativa crescente de Nosso Salvador. Este foi o dia que Ele desceu ao inferno, a fim de trazer de volta com Ele para o céu aqueles que tinham morrido antes de Sua vinda. Até este momento, as portas para o céu foram fechadas e ninguém podia ir para lá por causa do pecado original de Adão. Jesus mudou tudo isso. Ao pagar o preço por nossos pecados na Cruz, Ele ganhou para nós a nossa salvação eterna. Também nessa noite, as pessoas que passaram meses de preparação serão recebidas através do Batismo e da Confirmação na Igreja Católica, pela primeira vez. É uma ocasião alegre.

Aqueles que se empenham sinceramente em viver todo o ciclo pascal (Quaresma, Tríduo e Festa da Páscoa) descobrem que ele pode mudá-los para sempre. Isso é especialmente verdade do Tríduo que, estando no coração da época da Páscoa, é uma imersão intensa no mistério fundamental do que é ser cristão. Durante estes dias, sofremos com Cristo, para que possamos subir com Ele na Sua gloriosa Ressurreição. Semana Santa é um momento para limpar os nossos horários de atividades desnecessárias. Nossas mentes e corações devem ser fixos em Jesus e o que Ele fez por nós. Vamos levar a cruz de modo a que possa ser digno de usar a coroa que ele usava.

Que sigamos Jesus com o coração, e possamos aprender a sair de nós mesmos para irmos ao encontro de quem precisa de uma palavra amiga, de um abraço, de um carinho, seja na periferia, nos asilos, em casa de apoio dos menores abandonados, ou seja, aqueles que são esquecidos e que mais necessitam de compreensão, de conforto, de auxilio, de ajuda. Há tanta formas de levar a presença viva de Jesus que é tão misericordioso e rico de amor!

Viver a Semana Santa é adentrar na lógica do amor de Deus, viver a Cruz, que não é essa cruz do sofrimento, da morte ou dor, mas do amor. É introduzir-se na lógica do Evangelho. Abraçar, seguir Cristo, ficar com Ele exige um “sair”, sair. Sair de si mesmo, do cansaço do dia a dia, dessa rotina que vivemos a nossa fé. Às vezes nos fechamos em nosso próprio mundo. Pensamos só em nós e em nossos padrões que acabam vendando nossos olhos a um horizonte da ação criadora e fecunda de Deus. Precisamos “sair”, buscar com Ele tantas “ovelhas perdidas”, as mais distante. Lembrem-se bem: sair de nós mesmo, como Jesus, como Deus saiu de si mesmo em Jesus e Jesus saiu de si mesmo por todos nós.

Deus te espera no terraço, na varanda da sua casa. Sim, ele espera que O deixe adentrar no seu coração, e sem pedir nada em troca.

Portanto, abra as portas do seu coração, da sua vida, e “saia” ao encontro das pessoas. Leve a paz, a luz e a alegria da sua fé, com amor, com acalanto e a doçura de Deus.

Desejo a todos viver em Cristo, e que possam levar as centelhas do Seu amor onde quer que vão ou a quem encontrar.

Paz e Bem SEMPRE!