PARA TODAS AS MULHERES

Não por acaso, as pessoas que mais marcaram minha vida e que admiro e respeito são mulheres. Minha mãe, minha irmã, minhas avós, todas de alguma forma foram presentes. Minha mãe partiu cedo, mas enquanto viveu foi uma pessoa amável e inspiradora. Mesmo com todos os problemas de saúde, mesmo com todas as dificuldades que passou em seus cinquenta e nove anos de existência, nunca foi uma pessoa amarga e em seu coração não havia espaço para o rancor: creio que foi uma das poucas pessoas deste mundo que não desejava o mal de ninguém.

Minha irmã é minha maior referência feminina depois que minha mãe se foi. Corajosa, batalhadora, mãe exemplar, esposa paciente. Já passou por poucas e boas e nunca perdeu a vontade de lutar. Tenho afinidade com ela, mais do que com meu irmão mais velho.

Minha avó materna foi mais do que uma segunda mãe, foi uma mãe com açúcar, mimando este neto que vos fala. Passou dez anos em uma cadeira de rodas improvisada, depois que um derrame paralisou o lado direito de seu corpo. Nunca aprendeu a falar português, por que na sua casa só falavam alemão. Depois que casou, nunca teve oportunidade de sair além do círculo familiar e de parentes, por isso não aprendeu outra língua. Nos seus últimos anos de vida, eu tinha desaprendido de falar em alemão, mas sempre nos entendemos pela linguagem universal do carinho.

Tive poucos relacionamentos amorosos até agora, mas todas as mulheres que amei foram intensas e marcantes. Não por acaso, não por tendência homossexual, tenho mais afinidade com as mulheres, apesar da minha indisfarçável timidez. Com as mulheres, procuro ser agradável. Com os homens, sou apenas cortês e posso contar nos dedos aqueles a quem eu me abriria em confidência.

Não por acaso, as personalidades mais marcantes da história, as personagens mais fascinantes de todas as artes são mulheres, talvez pelo fato da mulher ser um dos seres mais fascinantes, mais sedutores e mais misteriosos que Deus criou. Nós homens vamos morrer tentando entendê-las, vamos morrer falando mal delas e também vamos morrer amando-as com toda a intensidade e com nossa habitual falta de competência para satisfazer todos os seus anseios.

Por que todo homem nasceu de uma mulher e todo homem acaba voltando para uma mulher em algum momento da existência, seja ela sua companheira, sua mãe ou alguém de quem precisamos para confiar nossos problemas ou desaguar a urgência dos nossos instintos.

Não por acaso, Terra também é um substantivo feminino e é para ela que a maioria de nós volta depois que cumprimos a nossa jornada.