Petula Clark

PETULA CLARK
Miguel Carqueija


Você era o maior sucesso nas rádios brasileiras há exatos 50 anos, com “Down town”, e a este hit seguiram-se muitos outros, como “Don’t sleep in the subway” (Não durma no metrô) e “This is my song” (música do filme “A Condessa de Hong Kong” de Chaplin).
Com sua voz aveludada e retumbante você era uma grande roqueira, era a melhor entre as melhores, um talento inesquecível, um oceano de emoções que espalhava pelo mundo. Em 1968 era vista num filme de Coppola, “O caminho do arco-íris”. Mas já havia atuado em muitos filmes.
Mas na verdade Petula Clark já era veterana e no início da década de 40, uma criança, já estava profissionalizada, cantando no rádio para as tropas, era uma mascote da Inglaterra.
Seu sucesso internacional nos anos 60, sua ida para a França, deveriam torná-la inesquecível, mas a grande mídia brasileira a esqueceu e, com ela, o público.
Hoje em dia, porém, ela pode ser vista no youtube com suas grandes interpretações, como na emocionante canção “My love”, que nos leva de roldão.
A crueldade da mídia! Por que certas pessoas não podem ser esquecidas somente após as gerações que as conheceram, também passarem? Dói lembrar o tempo em que criaturas encantadas como Petula Clark eram divulgadas a toda hora e hoje, aqui no Brasil, se perguntarmos por ela nos responderão: “Quem?”
E no entanto, segundo a wikipedia, Petula Clark, hoje com mais de 80 anos, ainda não encerrou sua carreira.


Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2015.