movimento acordo já

SEIS ANOS DO MOVIMENTO ACORDO JÁ

“Se quiser triunfar na vida, faça da perseverança, a sua melhor amiga; da experiência, o seu sábio conselheiro; da prudência, o seu irmão mais velho; e da esperança, o seu anjo guardião.”

Joseph Addison

O Movimento Acordo Já, este ano de 2015, completa seis aninhos no próximo dia 15 de abril, seis longos aninhos de ansiedade, de expectativa, de nervosismo, de denúncias, de incentivo, de dedicação e de muita esperança que o caso AERUS fosse solucionado. Bernardinho, o treinador da seleção de vôlei afirma: “Perseverança vale mais que talento”. O que dizer quando se juntam perseverança e talento? Estas duas qualidades acompanham este movimento desde o dia que foi criado por Jim e Dayse. Eles conseguiram agregar elementos exponenciais que comungavam do mesmo ideal e se lançaram à luta em defesa dos injustiçados do AERUS. Distanciados de interesse pecuniário, apartidário ou competitivo, este movimento persegue o ideal de justiça com alma limpa e desimpedida de outro qualquer comprometimento que não seja salvar a categoria dos aposentados e a categoria dos injustiçados da ativa, participantes do AERUS, vítimas inocentes da carnificina perpetrada por este desgoverno cruel a partir da decretação da falência da Varig.

O Movimento Acordo Já, através de uma seleção natural, capacitou os escolhidos com grande provisão de uma vontade e perseverança admiráveis, a fazer muita coisa em defesa de uma categoria que sofre, que se desespera e que morre! Este é um movimento que sabe muito bem não poder igualar toda uma categoria já que existem aqueles que possuem uma natureza desigual, cada um, dos seguidores do Movimento Acordo Já, porém, nos limites de sua energia moral, pode reagir sobre as desigualdades e combatividades inerentes aos opositores, pela educação, atividade e perseverança. Este dom da tolerância e da compreensão torna os seus adeptos, diferentes, combativos e providos do ideal da fé em um amanhã promissor porque todos eles aprenderam a assimilar a verdade insofismável de que a paciência e a perseverança possuem um efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem ...

O Movimento Acordo Já sempre ostenta a sua brava coragem através de uma só pessoa, duas ou três, cem ou mil, se for o caso, portando cartazes e faixas denunciando a barbárie praticada contra uma previdência privada que, a priori, seria inviolável e sustentáculo para a velhice de homens e mulheres que nela depositaram toda a sua confiança.

A luta continua... Aos aposentados, lhes foram concedida uma trégua mesmo sabendo não ser definitiva, mas é uma trégua. Agora, com a mesma força de há seis anos atrás e renovada, este movimento se volta totalmente em defesa dos desempregados e desassistidos por este desgoverno desumano. O lema para esta categoria é a mesma: força, muita força, muita união, muitas passeatas de protesto e denúncia sobre a situação de uma categoria que sofre, que perdeu os bens materiais, desempregada, muitos prestes a se aposentar pelo INSS e nem isto conseguiram. É um triste martírio, uma realidade igual ou superior em sofrimento aos aposentados. Colegas da ativa, o Movimento Acordo Já os conclama aos continuados protestos, determinando um mesmo gesto de heroísmo, unidos numa perseverança por um momento a mais. Avante companheiros! Vamos criar uma onda à semelhança das ondas do mar que fazem de seus seguidos recuos pontos de partida para novos avanços. Somente assim os homens do poder passarão a ser benevolentes ao drama que vocês sofrem continuadamente, desesperadamente, sem trégua e sem piedade...

O Movimento Acordo Já, nestes seis anos de luta permanente, aprendeu que a perseverança não é uma só corrida certeira. São muitas corridas curtas, muitos protestos e muitas denúncias, uma após outra. Aprendeu que a genialidade, esse poder que deslumbra os olhos da humanidade, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada. Se não me engano, em dezembro de 2014, Dayse convocou os desempregados e aposentados do AERUS para um protesto em frente ao fórum do Rio de Janeiro, surpreendentemente compareceram muitos dos nossos companheiros injustiçados. Foi uma demonstração de que algo concreto precisa ser feito para se criar uma história vitoriosa contra todas as probabilidades de fracasso porque NUNCA podemos fracassar quando não desistimos nunca! Estes gestos não merecem críticas, protestos ou até elogios de louvor, porque sabe-se para alcançar um objetivo e produzir uma realização satisfatória precisamos caminhar com integridade e sem nenhuma deficiência nesta luta incessante, porque corresponde apenas à duração dos gostos e dos sentimentos, que não se tiram nem se dão...

E Jim Pereira, o mentor intelectual deste Movimento Acordo Já, o que dizer? Dizer ou agradecer? Agradecer ou louvar esta sua luminosa ideia em tornar sempre vivo este drama que se abateu sobre as vidas dos variguianos? Jim Pereira consegue ficar bem acima de sua humanidade falível e assume ar de divindade quando se refere ao drama AERUS. Quantas vezes o desânimo nos invade a todos e, providencialmente, as palavras de Jim nos acorda? Ele sabe desviar as tristezas de nossas mentes, semeando grandes verdades, retirando-nos das perigosas curvas que se abrem entre o caminho da fé e da vitória. Jim sabe injetar confiança para que naveguemos contra a corrente deste mal adverso ao bem da Varig e do AERUS, mostrando-nos que são necessárias condições raras aos desesperados: espírito de aventura, reabilitar a coragem, despertar a fé e muita paixão neste ideal de fazer! Grande Jim, incansável Jim e perseverante Jim quando nos faz ver que é meritório o trabalho duro que a gente faz agora, depois do cansaço de fazer o trabalho duro que já fizemos.

Dayse, admirável Dayse, abnegada, atenta aos mínimos gestos que possam prejudicar toda uma categoria injustiçada por um mal único que tomou conta deste Brasil de hoje: corrupção. Atenta Dayse em defesa dos aposentados do AERUS e, agora, totalmente voltada em acordar os desempregados da Varig para uma luta titânica contra este poder que destrói, que comete, através de diatribes, as mais perversas atitudes! Dayse, o nosso anjo do bem, neste Movimento Acordo Já. Certa feita, Dayse nos levou a protestar com faixas e cartazes em pleno carnaval carioca. Esta é a nossa querida Dayse!

Louvores ao Comandante Goes, louvores a Márcio, louvores a Paulo Resende, louvores a Thais Fonseca, louvores a Fabio Lobo, louvores a Orlando Lopes, louvores a todos os que se uniram aos protestos e proclamas em defesa da cidadania que este desgoverno tentou e continua tentando tirar desta brava gente da aviação!

Aos bravos companheiros de luta, os desempregados e desassistidos do AERUS esta mensagem de Cervantes: “A perseverança é a mãe da boa sorte!”

Ao Movimento Acordo Já e seus idealizadores este alerta de que o compromisso de sua programação de luta objetivando a vitória não se conquista com a urgência. É com paciência e fé, como sempre fizeram. Parabéns!

Carlos Lira

clira
Enviado por clira em 11/04/2015
Código do texto: T5203013
Classificação de conteúdo: seguro