A MAIS IMPORTANTE DAS CONQUISTAS

Há exato um ano, nesta mesma data dia 13.12.2013, eu Vinicius Moratta, defendi a minha tese, que há anos vinha sonhando em defender, só faltava saber o tema, o Orientador eu já havia escolhido há cerca de dois anos. No ano de 2012 eu conheci um ramo da Fisioterapia, que mudou radicalmente os meus paradigmas: a equoterapia. Segue aqui um resumo, para que você leitor(a) possa ampliar os seus conhecimentos.

A equoterapia é um método terapêutico, que usa o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Esse tratamento busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. Neste caso, o cavalo atua como agente promotor de ganhos físicos e psíquicos, já que a atividade exige a participação do corpo inteiro. O andar a cavalo transmite aos praticantes movimentos seqüenciados e simultâneos semelhantes ao do ser humano.

Como aluno esforçado ao extremo batalhei,me instrui estudei e procurei fazer tudo com muito amor e com muita fé em Deus para chegar a este objetivo. Durante as aulas de equoterapia que começaram no mês de agosto do ano de 2012 me prontifiquei a entender o valor da equoterapia para melhorar a qualidade de vida dos portadores de necessidades que desta necessitam. O trabalho foi o meu pagamento, o reconhecimento de que o meu trabalho não ajudou somente a minha pessoa nos sentidos profissional e pessoal. Ajudei meu Professor-Orientador e as crianças a melhorar a qualidade do aprendizado, por várias vezes pensei em quanto sofrimento eu pude ajudar a evitar.

A minha vida não estava do jeito que eu gostaria e muito menos da forma que eu merecia mais quando foi o último dia, eu me sentia extremamente pressionado, afinal era um sonho a realizar que há anos eu havia sonhado quando um garoto de apenas 4 anos, com uma síndrome, cuja não me lembro o nome para relatar, me abraçou bem forte ficou um bom tempo me abraçando e depois me abriu um sorriso, que eu particularmente nunca vi sincero nem mais bonito que a minha vida mudou radicalmente passei a olhar para a mesma com outra óptica a minha vida ganhou um novo sentido a minha guerra havia sido vencida, me fez ver que apesar das injustiças que sofri na época acima de tudo sou um vencedor.

A partir daquele momento ao acordar agradeço a Deus por estar vivo, por ter sido sempre bem amado, ter amigos fantásticos, por ter pais fantásticos, ter um Orientador que não mediu esforços para me ajudar e por ter ajudado muitas crianças e a essas pessoas é que eu dedico essa minha vitória.

Apesar de estar tranquilo e confiante no dia, na hora bateu aquele “frio na barriga” cheguei com uma hora de antecedência, ensaiei com um grande amigo e cunhado, Leandro Vargas, que me ajudou ouvindo a minha apresentação me dando apoio moral, logo em seguida chegou o meu orientador e me perguntou porque eu estava trajado de terno com uma gravata dourada, expliquei que era o dia mais especial da minha vida profissional, tive que dar uma entrevista e meu orientador também depois tiramos uma foto ele me desejou boa sorte, fui apresentar, depois da apresentação, tive que sair do auditório com o Leandro ficamos conversando de futebol enquanto a banca decidiria o resultado. Assim que entramos o meu orientador me disse que eu estava aprovado.

Essa talvez tenha sido a melhor notícia da minha vida, enquanto saíamos do auditório eu, meu orientador e o meu grande amigo Leandro eu havia dito, que estava em uma pilha de nervos mesmo sabendo que soubesse que o nervosismo só iria me atrapalhar. Foi um momento maravilhoso, que vai ficar sempre na minha memória, por toda minha vida, com toda certeza eu tive que fazer um esforço tremendo para segurar a ansiedade, foi quase o fim para mim, já com o desgaste acumulado ao longo do semestre eu comecei a sentir dor nos ombros e nos braços eu achei que não ia conseguir devido a ansiedade, mais eu pensei hoje eu lutei tanto, vai ter que dar para conseguir e foi isso mesmo, Deus me deu esse presente.

Eu coloquei todas as minhas forças nesse trabalho, com a possibilidade de lutar, eu acreditei que eu posso, cheguei ao limite físico devido ao desgaste extremo como citei anteriormente, eu tive espasmos musculares nos ombros, no pescoço e a dor era absurda. Eu agradeço aos meus verdadeiros amigos, valeu toda a torcida a corrente de oração foi imensa que eu guardei todos no meu coração, foram todos comigo de alguma forma e nós conseguimos.

De acordo com tudo o que eu falei, aonde não teve uma vírgula de demagogia gostaria de agradecer primeiramente a Deus por tudo, aos meus pais, por todas as formas de apoio, aos amores que vivi intensamente, aos meus verdadeiros amigos e para várias pessoas especiais, conviver com essas pessoas, seja no âmbito pessoal ou virtual, realmente ter essas pessoas na minha vida eu sou um privilegiado, sempre tive pessoas muito boas ao meu redor. Gostaria de agradecer especialmente a Universidade Do Estado De Santa Catarina, a UDESC por todos os professores e colegas que me ajudaram, que me apoiaram e se interessaram pelo meu trabalho essa Universidade me acolheu, me ajudou em todos os momentos principalmente os mais difíceis. E a todas essas pessoas, as palavras não tem o poder de justificar o meu agradecimento.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 14/12/2014
Reeditado em 08/12/2015
Código do texto: T5068720
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.