MIRALDO GOMES.

Um ano de saudade...

"Não há luz que se acenda na inteligência que não vá buscar sua origem no coração; pois é ele que dá vida às palavras". Valho-me desta expressão então, para dizer que é do fundo do meu coração que busco palavras para homenagear o amigo Miraldo Gomes.

Tributarei a uma pessoa por quem eu tinha uma imensa amizade, uma incomensurável admiração e respeito pela competência do seu trabalho e seus dotes morais.

Miraldo, foi um incansável na busca excelência e nunca se deixou "morrer" diante dos obstáculos e intempéries da vida. Decerto a morte não levou um homem mofino; levou um guerreiro. A morte quando veio, não lhe pôde tirar senão a vida, pois seus valores perpetuam.

A sua vida e sua historia não pode parar no tempo. Omissa. Se abstendo de juízos valorativos de seus feitos, indiferente ao eco de suas lembranças e de todo o seu passado de luta. As ações humanas do médico e político Miraldo Gomes não podem ficar isoladas e esquecidas sem apreciação crítica sobre o valor dos seus feitos...

Se os tempos passam e vão se enevoando com prejuízos das nossas memórias, esforcemo-nos ao máximo, para que as lembranças deste vulto tenham as proporções das grandes montanhas...

“Nenhum homem tem a consciência de seu destino e a certeza do seu valor se ignora seu passado”. Entretanto, o passado de Miraldo, não é o que passou; é o que ficou do passado... Ele não viveu para que a sua presença fosse notada, mas para que a sua falta fosse sentida em todos os meios em que viveu...

Miraldo era um virtuoso sacerdotal. A sua virtude maior era a generosidade. Tinha uma disposição congênita para fazer o bem e importar-se com os outros. Era sublime a sua benevolência e vontade de fazer deste, um mundo melhor para todos os seus. Era um médico de uma bondade franciscana. Médico da família, dos amigos, dos pobres e, sobretudo, das mulheres necessitadas.

Como político, sabia conversar e era um bom ouvinte. Era um líder que já nasceu feito.

Como empreendedor, tinha capacidade de assumir riscos e disposição para tentar o que não foi tentado antes. Um visionário admirável. Gerenciava mudanças e negociava com diplomacia.

Como companheiro, tinha uma percepção sutil do que era justo, sabia compartilhar razões e fundamentos; mantinha respeito para com as idéias dos outros e sabia harmonizar as palavras, os sentimentos e as ações.

Miraldo era, sobretudo, um permanente cavalheiro; por isso, nunca será esquecido... Homenageá-lo, mais uma vez, é mais que um dever. Faço-o com veneração e respeito, certo que ele está no panteão da nossa história pela grandeza das suas qualidades. Sua marca e suas virtudes ficarão gravadas para sempre na lembrança de todos aqueles que admiravam o seu comportamento ético e a grandeza do seu caráter.

No dizer de Fernando Pessoa, a vida é uma estrada onde almas se encontram e se separam. A morte é uma curva nessa estrada. Morrer é apenas não ser mais visto... Paramos hoje, para lembrar e amargar a saudade de Miraldo. Um ano sem o seu convívio, sem o seu entusiasmo, sem o seu otimismo e sem a presença do apaziguador político e familiar, que usava o sorriso como arma de conciliação.

Uma pessoa só morre quando a última pessoa que a conheceu deixa de falar dela... Miraldo vive nos corações dos amigos e familiares. A sua partida, não representa o fim da sua história e sim uma pausa para o começo de novas tarefas numa outra dimensão. Ele deixou um legado de responsabilidade e solidariedade humana.

Hoje deveria ser um dia triste, mas é um dia apenas de saudade... Um dia de lembranças, e de algumas lágrimas também. Decerto a dor não diminuiu com o tempo; nós é que ficamos fortes o bastante para suportá-la.

O que nos conforta, pois, é lembrar o que disse Guimarães Rosa: “As pessoas não morrem, ficam encantadas...”

Ainda que invisível para os olhos mortais, Miraldo continua vivo no coração de muita gente.

Um floração póstuma, um réquiem de saudade, para o amigo Miraldo Gomes, que voltou pra Casa do Pai e está em paz !..

Saudades.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 13/12/2014
Código do texto: T5068274
Classificação de conteúdo: seguro