Oberdan Cattani

Neste mês de julho o grande Oberdan Cattani nos deixou. Oberdan foi goleiro da S. E. Palmeiras desde 1941 (na época ainda Palestra Itália) até 1954. Era um moço simples, trabalhava como caminhoneiro. Jogou como amador em Sorocaba nos melhores times da cidade. Um dia foi convidado a treinar no Palestra Itália. Logo assinou contrato após ter realizado apenas dois treinos no alviverde e ter mostrado muitas qualidades e um grande potencial. Assim, de caminhoneiro a goleiro amador passou a profissional de uma grande equipe.

Porém, Oberdan tinha uma herança muito pesada atrás de si. Porque o Palmeiras e o Palestra Itália sempre foram fábricas de grandes goleiros. Apenas para citar alguns nomes, de 1930 a 1940 todos os goleiros eram de Seleção Brasileira e Paulista: Nascimento, Aimoré Moreira, Jurandir e Gijo. Mas Oberdan não iria quebrar essa tradição.

Oberdan estreou no Palestra em 9 de maio de 1941 numa vitória por 4 x 2 sobre o Santos F.C. O Palestra jogou com Oberdan, Carnera e Junqueira; Carlos, Oliveira e Del Nero; Luizinho, Canhoto, Echevarieta, Lima e Pipi. Nesse ano o S.C. Corinthians Paulista foi o campeão paulista.

No ano seguinte, 1942, o Palestra deu lugar ao Palmeiras, devido a Segunda Grande Guerra, e Oberdan conquistaria seu primeiro título de campeão paulista numa equipe que formava com Oberdan, Junqueira e Beliomini; Zezé Procópio, Og Moreira e Del Nero; Cláudio Cristóvão do Pinho, Valdemar Fiúme, Echevarieta, Lima e Pipi.

Em 1944 novamente Oberdan estava lá no gol do Palmeiras que conquistou o título paulista com a equipe base: Oberdan, Junqueira e Caieira; Og Moreira, Dacunto e Gengo; Gonzáles, Lima, Caxambú, Viladonica e Jorginho.

O Palmeiras voltaria a ganhar o título de 1947 sempre com Oberdan no gol. O time era este: Oberdan, Caieira e Turcão; Zezé Procópio, Túlio e Valdemar Fiúme; Lulu, Arturzinho, Osvaldinho, Lima e Canhotinho.

Em 1950, para fechar a década, o Palmeiras além de Oberdan contou também com um grande jogador que chegara em 1949: Jair da Rosa Pinto. Na época o maior meia esquerda do Brasil. E com mais alguns reforços como Nestor, Montanhole e Rodrigues e sempre com Oberdan dando toda a segurança ao time, o alviverde levantou a taça de campeão paulista de 1950 com o seguinte time base: Oberdan, Turcão e Palante; Valdemar Fiúme, Luiz Vila e Sarno; Nestor, Lima, Montanhole, Jair e Rodrigues.

Como Oberdan era um goleiro muito arrojado, teve sérias contusões entre 1941 e 1954. O palmeiras tinha substitutos para essas emergências, a altura do grande goleiro: Clodô, Rodrigues, Fábio, Cláudio, Nivaldo, Cavani, Furlan, Laércio, todos muito bons.

Quando Oberdan Cattani parou no Palmeiras, já veterano, recebeu um convite para atuar no C. A. Juventus, da Rua Javari, na Mooca. Time do Conde Rodolfo Crespi. E lá foi Oberdan. Mesmo sem a elasticidade de outros tempos, andou fechando o gol do Juventus por algum tempo.

O ultimo jogo de Oberdan Cattani como jogador profissional aconteceu em 23 de dezembro de 1954 numa partida contra o S.C. Corinthians Paulista, vencida pelo alvinegro por 1 x 0, valendo pelo campeonato paulista de 1954. O Juventus formou com Oberdan, Giancoli e Arnaldo; Nicolau, Ferreira e Mendonça; Marucci, Tito, Amorim, Nenê e Bernardi, o técnico do time grená da Mooca era Jim Lopez. O Corinthians formou com Gilmar, Homero e Alan; Idário, Goiano e Roberto Belangero; Cláudio, Luizinho, Baltazar, Rafael e Nonô. O técnico era Osvaldo Brandão. O arbitro foi o senhor Mário Vianna.

Quando alguém afirmar que Marcos foi o maior goleiro de todos os tempos do Palmeiras, não conhece a história do Palestra Itália / Palmeiras, ou pouco deve entender de futebol.

Descanse em Paz Oberdan Cattani.

Laércio
Enviado por Laércio em 25/07/2014
Código do texto: T4896658
Classificação de conteúdo: seguro