MÃE.

Mãe; amor imortal

Maio é um mês especial. Mês de Maria, mês das mães!..

A filosofia e a teologia, por mais que se confundam, para nós cristãos, Maria se faz sempre presente. Sobretudo na certeza de Ela está diante de seu filho a interceder por nós, para que sejamos dignos de herdar as suas promessas, de vermos a face de Deus, no resplendor do seu Unigênito Cristo Jesus.

Neste dia das mães, quero agradecer a Deus pelo amor extraordinário que brotou no coração de todas as mulheres, de todas as mães. Sou agradecido também, pelo amor solidário da minha mulher, Tânia, que foi capaz de amar, mesmo sem ter gerado, através da adoção e da voluntariedade... Ela gerou com o útero do coração, Danielly e Janaina; e a minha sogra Valquíria, que por ser mãe, pôde dar-me a sua filha, para ser mãe das minhas...

Minha mãe, Alaíde, que hoje canta o cântico dos anjos com a mãe de Jesus, lembrarei o seu dia com um réquiem de saudade...

Disse um dia o poeta: Deus não devia permitir a que as Mães fossem embora. Mãe não tem limite, é tempo sem hora; luz que nunca apaga quando o vento sopra... Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade. Mãe não morre nunca. Mãe fica para sempre; fica encantada.

Deus nos dá pessoas e coisas; coisa, sim, é pra usar por determinado tempo. Pessoa, não. Principalmente quando a pessoa é mãe. Mentira que o tempo cura tudo! Aliás, o tempo não cura nada; o tempo apenas tira o incurável da nossa cabeça e manda a saudade visitar nosso coração...

Saudade tem sido um sentimento constante em minha vida. Mas sempre tem um período que a gente está mais vulnerável a um sentimento maior... Agora por exemplo, mês consagrado as mães, a saudade se avoluma quando vejo os filhos indo aos Shoppings comprar presente para o Dia das Mães.

Na impossibilidade, escrevo. Escrevo, para trazer pro papel o que não me cabe dentro do peito. Quisera ser mais artista, mais retórico e mais poeta, para colorir com palavras o que diz meu coração e deixar eternizado o que há de mais sincero dentro de mim para expressar o meu amor e o meu agradecimento por ter tido uma mãe extraordinária chamada Alaíde Rocha Lobo. Ainda que não acalente mais meu convívio, ela está viva dentro de mim. Sinto que de onde está ainda pode me nortear por vereda santa... Ela está invisível, mas não ausente; pois a vejo com os olhos do meu coração.

Feliz Dia das Mães, minha mãe, e todas as Mães do Brasil.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 09/05/2014
Código do texto: T4800359
Classificação de conteúdo: seguro