Ode a Pernetta





Ode a Pernetta

Amigo e bondoso leitor,o pensador é aquele que provoca
a reflexão,muitas vezes utilizando de títulos ou afirmações dúbias com o intuito de mobilizar as potencialidades cognitivas de quem lê.
Talvez,esteja imaginando:”Este cara,já começou errando na grafia,pois,escreveu perneta com dois “t” e cá prá nós,exortar a figura de um deficiente tantas vezes alvo de provocações jocosas!’ Diante deste dilema inicial,recorro ao grande Blaise Pascal, que afirmou um dia:”Os olhos são os interpretes do coração,mas,só os interessados entendem esta linguagem”...Enquanto,digerem este aforisma,permitam-me rever um passado bem distante no final dos anos 40,quando a bomba atômica fora lançada sobre o Japão e vamos reproduzir um quadro,por demais freqüente na época:Criança com diarréia,tendo a vida a esvair através de fluidos orgânicos...Uma destas pequeninas enfermas era este que escreve esta crônica.São Elesbão dialogava com o Anjo Osvaldo,no afã de salvar-me ,inspirou o médico que me atendia a usar a “fórmula Pernetta” e assim foi feito! Os dois ,num celestial abraço,comemoraram a vitória!
Amigo leitor,creio que após o relato deste episódio,começa,pois,a entender que não falo de um deficiente,mas,de um eficiente pediatra formado em 1929,Prof Cezar Pernetta! Homenageio,também o cronista Gilberto Dantas,admirador de Andre Maurois,fazendo citação deste pensador:”O homem de ação é,antes de tudo,um poeta”...
Amigos,deixo-o com a liberdade de abandonar esta leitura,posto que ,relatarei temas,por demais,específicos da lida da medicina.O objetivo é fazer,sim,verdadeira ode a meu antigo professor de pediatria.
O mestre assemelhava-se a discreto feto prematuro,de porte debilitado,calvície se estendendo por todo o crânio e na face bondosa um bigodinho sobressaia sobre o lábio superior.A voz era mansa,musical,baixíssima,devido ao ataque do bacilo de Koch às cordas vocais.
Prezado leitor,citarei,apenas dois acontecimentos que retratam a natureza do meu grande professor.Estávamos no ano de 1972 num plantão de internato do instituto de pediatria da UFRJ,quando eu e Francisco Dias Mazzilo,grande pediatra e ardente torcedor do Flamengo,nos deparamos com uma lactente que padecia de dores intensas nos joelhos e cotovelos.Suas articulações de tanto edemaciadas,brilhavam mais,que gotas de chuva sobre a folha de goiabeira...Utilizando nosso raciocínio clínico,vaticinamos em conjunto:”Esta criança parece apresentar enfermidade grave!Talvez,leucemia,tumor ósseo...Acho,que,mais uma vez,São Elesbão socorreu àquela criaturinha que,quase desmaiava de tanta dor...O professor Pernetta passava pela enfermaria e pensamos os dois:’Eis boa oportunidade para mostrarmos nossos profundos conhecimentos.O velho mestre ao deparar com a criança chorosa,pediu para que víssemos a alimentação que a menor recebia.Sem entender,absolutamente nada,discorremos sobre o cardápio.Imediatamente,o prof Pernetta desabafou:Há cinco anos não via um caso destes!E ,então,profetizou:”Escorbuto!”Nossos queixos chegaram ao chão da enfermaria.Após alguns dias,tomando sucos de laranja e comendo papa de banana ,a criança estava curada!
Em outra ocasião,quando era residente,fui escalado para dar uma aula sobre ‘Coagulação intravascular” tema que surgia como grande revolução no campo das infecções.Sabendo que o prof Pernetta possuía slides sobre o assunto,solicitei à ele,por empréstimo.O velho mestre pediu que pegasse em sua residência.Ao chegar na portaria,o zelador me informou que ele tinha dado uma saidinha e logo retornaria.Não demorou mais que dois minutos e surge trazendo embrulho com pão,queijo e suco de caju.Enquanto,escutava,atentamente,sua palestra particular sobre o tema,degustava o frugal lanche preparado com carinho para o discípulo.
A frase de Maurois,por certo se aplicaria ao grande pediatra Cezar Pernetta.O meu professor era a verdadeira poesia em seus atos!
Ao concluir esta homenagem,repito o que dizia Pascal:Os olhos são os interpretes do coração,porém,afirmo :"Somente os olhos da alma poderiam admirar através aquele frágil corpo o grande poeta da pediatria!"
Muito obrigado professor!
Â