(Foto:- B313 "Nos braços de Maria-II". Original pintado com o pé por AMADO B. DULNUAN. Contato pelo site www.apbp.com.br)

HOMENAGEM-12 - ORIENTAÇÕES 
Abaixo transcrevo o manifesto de São Francisco de Assis, noutra das muitas reuniões da Ordem, quando assim se expressou sobre:


ORIENTAÇÕES VÁRIAS

"Outra coisa quero lhes falar com muito interesse, pois é de grande importância para todos nós e, principalmente para todas as Ordens das quais fazemos parte e de que somos peças importantes."

"Ouçam e guardem, meus irmãos:

- Não desperdicem o tempo que Deus nos deu por misericóridia. Aproveitem-no através das oportunidades que surgirem, plantando as sementes das boas maneiras espirituais, a que o Evangelho nos concita. 

-Não critiquem os colegas quando, por ventura, se desviarem dos caminhos do bem. Exemplifiquem, como candidatos à luz, os preceitos que os elevarão, colocando-os fora do ódio e da vingança, da vaidade e da maledicência.

- Se necessário, andem com o ladrão, sem que a inclinação dele os faça roubar. Se não conseguirem convertê-lo, façam o que puder ser feito por essa alma que dorme na ignorância; e, ainda, se encontrarem resistência, orem por ele, entregando-o a Deus, que saberá protegê-lo e discipliná-lo.

- Analisem os pensamentos antes que se transformem em palavras, porque o que sai da boca pode macular o coração, se faltar vigilância. A palavra é força poderosa nos lábios disciplinados pelo Evangelho.

- A boa ação que devem praticar todos os dias é o ato divino do trabalho, de qualquer espécie, desde que digno de ser considerado uma prece. 

-
Não ajuntem ouro nem prata, ou celeiros de alimentos, mas deem curso livre para que essas coisas de Deus os beneficiem sem interrupção. 

- Não se esqueçam da higiene diária. Não esperem que alguém lave as suas túnicas e não queiram um ser maior que o outro. Façam o que aconselha o Divino Doador - Jesus Cristo - quando um dos discípulos pergunta qual deles é o maior: "Aquele que se fizer o menor dentre todos, esse é o maior." 

- Não esperem sem esforço o maná do céu; busquem-no, atendendo o "buscai e achareis" de Jesus. Não esperem que as portas se abram por milagre: batam, atendendo o "batei e abrir-se-vos-á", do Mestre. 

- Computem a humildade com a sabedoria, o amor com a razão, que vencerão todos os obstáculos e alcançarão todos os ideiais que a fraternidade bafejar, e o Amor esplender-se-á como guia.

- Não atormentem os corações com posições de mando, nem com o conforto em demasia. 

Lutem dentro de si com essas armas e conquistem por esforço próprio tudo o que for bom, no mundo do próprio Eu."

 

(Foto:- B111 "Reis Magos" Original pintado com a boca por IVAR BENEVIDES. Contato pelo site apbp.com.br)


(Nota: A divulgação do site da Associação dos Pintores atende à solicitação daquela organização, por escrito, ao tempo em que lhes pedi, também por escrito, a permissão para publicar as obras.)