(Foto:- B318 "Visita ao menino Jesus". Original pintado com a boca por DENYSON LOPES. Contato pelo site www.apbp.com.br).


HOMENAGEM-10 - A INSTRUÇÃO



Um dos discípulos, sustentáculo da fé cristã, movido pela confiança nos ideiais de seu pai espiritual, refundiu o pensamento e selecionou ideias, perguntando com segurança:
" - Pai Francisco, o que poderemos entender sobre instrução?"
Francisco de Assis fechou os olhos, meditou por instantes e falou serenamente:



"Queridos irmãos, A INSTRUÇÃO, na acepção da palavra, nos conceitos espirituais, são acúmulos de experiência nos arquivos da alma.
Quem não se instrui não acompanha o progresso, que certamente é força de Deus nos caminhos dos homens. 
Aprender, meu filho, é grande bênção que nos ajuda a libertar o coração das trevas, pois a instrução repele, senão desfaz a ignorância, ampliando os sentimentos em todos os rumos.

Todavia, ela precisa de algo mais que o saber. Para saber com senso o emprego da inteligência, para que ela não sirva de motivo de escândalo. 
A instrução nunca deixará de existir, pois quem não conhece não pode viver bem. Não obstante, carece de vigilância em todas as apresentações no mundo, que está cheio de sábios, mas, de santos...

Procura sempre te instruires, meu filho, mas jamais te esqueças das leis naturais e de Quem as fez, que seguirás por bons caminhos."

 

(Foto:- B116  "Árvore de presentes". Original pintado com a boca por RUTH CHRISTENSEN. Contato pelo site www.apbp.com.br).


(Nota: A divulgação do site da Associação dos Pintores atende à solicitação daquela organização, por escrito, ao tempo em que lhes pedi, também por escrito, a permissão para publicar as obras.)