(Foto:- “Menino Jesus”. Original pintado com a boca por JOLANTA BOREK. Contato pelo site www.apbp.com.br)


HOMENAGEM-09 - A CARIDADE


Em mais um dos costumeiros encontros, algum de seus discípulos, assim pediu:
"- Irmão Francisco!... Por Deus, poderia nos expor o que constitui a caridade?"
O Poverello de Assis, meditativo e manso, respondeu com alegria:



A CARIDADE

“A Caridade é desejar todo o bem possível a todos, sem egoísmo, contrariando certos instintos inferiores, através de uma disciplina ativa e constante.
A caridade, nascida no coração da criatura, é fruto do esforço próprio, para que depois surjam as bênçãos de Deus e de Cristo.
Toda subida exige esforço, todo esforço carece de inteligência e toda inteligência somente encontra proveito, quando norteada pelo coração, ligado às leis naturais.”

“A caridade para com os outros é fruto de longas experiências, porque a Caridade verdadeira é filha do Amor.
Não exige para não perder a alegria; não ofende para não perder a paz; não violenta para não perder o equilíbrio; não é maledicente para não frustrar a bondade; não arde em ciúmes para não aborrecer a ninguém; não duvida das coisas de Deus para não esquecer a esperança.
Cumpre o seu dever no que foi chamada para não se submeter ao tribunal da consciência.

A caridade para com os outros começa no respeito aos direitos alheios, ajudando todas as criaturas onde quer que seja, dentro das nossas forças.
Ela nunca reclama, nunca maldiz e nunca se revolta; nunca deseja mal, nunca pede para si, nunca injuria e nunca se entristece.
Ela é um Sol de Deus que nunca se apagará."

 

(Foto:- “Velas e bolas natalinas”. Original pintado com o pé por ALIAH BINTI TALIB. Contato pelo site apbp.com.br)


(Nota: A divulgação do site da Associação dos Pintores atende à solicitação daquela organização, por escrito, ao tempo em que lhes pedi, também por escrito, a permissão para publicar as obras.)