Uma homenagem bem gaúcha.

Eu costumo dizer em minhas gauderiadas (rodeios, apresentações, tertúlias e outros tantos eventos) que "O Rio Grande não é o que é por acaso", pela peculiaridade da forma com que o gaúcho trata as coisas da terra. Nós nos orgulhamos, e muito, da nossa tradição, da nossa história, do nosso Hino, do resgate de costumes que nos foram passados por pais, avós, padrinhos e todos aqueles que nos rodeiam ou que um dia fizeram parte de nossa convivência. Então nos encontramos em almoços, jantas, festas comemorativas para "metermos uma bóia" que nada mais é que uma desculpa para uma outra coisa que gostamos muito, uma "borracheira". Pois dentre tantos companheiros que tenho para essas"funções", gostaria de homenagear um que esta semana "contou tempo", pois a partir de uma certa idade, não se faz mais aniversário. O nome do "vivente" é Alcemar Israel da Silva, o popular Soquete. O Soquete é meu amigo "pra mais de metro", e meu companheiro em tudo isso que mencionei, inclusive nas declamações em dueto da poesia Bochicho. Por isso nada melhor do que uma homenagem bem gaúcha em forma de verso rimado. Ah! Só para efeito de registro, recorri a um dicionário campeiro, presente dele a esse humilde poeta, para achar o significado da palavra Soquete. Então toma!!!

SOQUETE : Osso com pouca carne. Cozido de ossos com pouca carne. Cozido com pirão. Aferventado. Ou seja, gororoba!

Na vida em nossas andanças

que pelo senhor são guiadas

na hora das galderiadas

voltamo a ser crianças

entre farras e lambanças

como era no tempo antigo

necessitamos de abrigo

de alguém de alma plena

pois a jornada só vale a pena

ao lado de um bom amigo.

Forte abraço e felicidades.

Tabajar Carvalho
Enviado por Tabajar Carvalho em 26/08/2013
Código do texto: T4452242
Classificação de conteúdo: seguro