PAI
 
          No calendário gregoriano, hoje é o dia dos pais. Um dia adequado para que os que temos filhos reflitamos sobre a quase impossível missão de educar crianças.
          Um pai é um professor de todas as faixas etárias, inclusive enquanto o seu "aluno" ainda tem nove meses para chegar na escola terrestre.
        Penso que é mais fácil conduzir adultos do que crianças. É que os adultos já estão alienados pelo tempo, pelo "progresso" desvairado, pelo capitalismo hiper-selvagem, pelas estatísticas criminais, pelas mortes brutais na guerra, no trânsito, nas artérias urbanas e nos logradouros rurais.
          Já que é tão difícil ser pai, só nos resta uma saída: Imitarmos o Pai Creador, que se personalizou em Christo e se individualizou em Iesus. Essa Divindade aparentemente distante está mais próxima do que imaginamos. É imanente a cada ser humano, e, ao mesmo tempo, transcende a tudo o que está ao nosso alcance (João 10:30; João 14:28).
    
          Deus é misericordioso e está sempre disposto a perdoar os que pecam por fraqueza. Porém, os humanos se ofendem por qualquer coisa e se vingam de tudo. "Ah! Deus é também vingador, diria um dos meus leitores. E eu respondo que Deus tem o coração de manteiga. Senão, leia a profecia de Jonas, onde esse arauto do divino se aborrece porque Deus faz ameaças, mas não as cumpre. Não cumpre porque é vagaroso em irar-se, é longânime e se lembra o tempo todo de que estamos no pó, mesmo tendo Deus encarnado em nosso mais íntimo ser.
          Ora, se temos Deus encarnado no mais íntimo do nosso ser, temos a obrigação de sermos iguais a Deus. Veja o que disse Jesus Christo: Sede perfeitos, como o Pai é perfeito (Mateus 5:48).
          Pelo dito e pelo que não deu para dizer, por falta de espaço, a conclusão é que nós, pais, temos o dever de sermos tão pedagogos quanto o Pai onipotente, e de praticar uma didática tão suave e cheia de amor quanto aquela que o embaixador do Pai demonstrou aqui na (em)baixada terrestre.
António Fernando
Enviado por António Fernando em 11/08/2013
Reeditado em 25/10/2013
Código do texto: T4429667
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.