DIA DO ADVOGADO!!! Mas afinal, o que faz um advogado?

Hoje, coincidentemente as datas bateram e comemoramos concomitante o dia dos Pais e o Dia do Advogado.

Quanto aos pais, não preciso me ater, afinal, depois de mãe, ter pai é tudo de bom!

Mas e o advogado?

O que faz esse profissional? Qual o diferencial desse causídico?

Bem, um advogado, além de batalhar em prol dos conflitos alheios, toma para si, na sua maioria das vezes, as dores do seu cliente. Sim, o advogado, após ouvir o descontentamento, o desabafo, o segredo do seu cliente, ele toma aquele caso para si e vai à luta em busca de solução.

Muitas vezes sofrendo a dor do cliente, lamentando o ocorrido, o advogado é um ouvinte tão necessário e oportuno quanto um psicólogo. Sim, pois em muitas ocasiões, o advogado atua primeiramente como um 'psicólogo' e depois como um advogado. Ele escuta, escuta, olha no olho de seu cliente, se condói de suas dores, de suas injustiças, mas, diferentemente do psicólogo, ele ajuíza uma ação de reparação pelo sofrimento suportado pelo cliente e clama com veemência por justiça.

É notório que nem sempre sai vencedor em suas demandas, mas o simples ato de mostrar para o opositor de seu cliente que buscou justiça, já é um lenitivo para que ao final de cada dia ele respire aliviado e diga: Missão cumprida! Fiz o que estava em meu poder. Fiz o possível. Dei o meu melhor.

Parabéns a todos os advogados do Brasil e em especial aos Defensores Públicos Estaduais e Federais (advogados públicos que advogam para as pessoas menos favorecidas e não recebem honorários por isto).

Fátima Burégio
Enviado por Fátima Burégio em 11/08/2013
Código do texto: T4429543
Classificação de conteúdo: seguro