PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI EM FLORES:
TRIBUTO A CARLOS LACERDA...
Este mês de agosto,como todo o Brasil sabe,é aziago històricamente,na vida nacional,eis que foi em 24 de agosto  o ex-presidente Getúlio Vargas se matou no Palácio do Catete,no Rio de Janeiro,com tiro no coração e, no mesmo mês,dia 25, o ex-presidente Jânio Quadros renunciou, em Brasília,após ter recebido a maior votação popular da história do País...há outros fatos,que não vem ao caso relembrar.Mas agosto é mesmo um mês “azarado”,como o no.”13”-injustamente execrado- pelos EUA.Lá nem os edifícios há o andar e ou pavimento no. “13” e sim “12A”.É muita superstição para o meu gosto...Exagero.
Por outro lado, não é de nenhum deles supra nominados que irei falar,mas de um político probo,combativo, singular e autêntico que este País já teve e que nem é lembrado,nem falado,um dos menos homenageados pelo povo como mereceria.É CARLOS LACERDA,cujo nome completo é Carlos Frederico Werneck de Lacerda,integrante da extinta UDN-UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL,tendo sido ao longo dos tempos, vereador,deputado federal e governador do então Estado da Guanabara. Foi fundador da editora NOVA FRONTEIRA. Por usar sempre terno escuro ou preto, seus adversários o apelidaram de “O Corvo”.Aliás,mais tarde,o cartunista Lan, do jornal “Ultima Hora” que desenhou “O Corvo”...daí para frente,a coisa pegou.
Conheci-o na minha terra natal,ainda jovem,onde tinha muitos adeptos e admiradores e voltei a vê-lo anos depois, atrás de uma mesa,como diretor do jornal A TRIBUNA DA IMPRENSA,no Rio de Janeiro,cujo jornal era de sua propriedade e tinha como lema a seguinte expressão:o preço da liberdade é a eterna vigilância”,e tinha como símbolo uma lanterna acesa.Até mesmo o ex-presidente Juscelino Kubitschek admitiu- certa vez- que se lhe tivesse dado voz na televisão,seria também derrubado.  Era conhecido como “DEMOLIDOR DE PRESIDENTES”,pela sua oratória,inteligência e cultura,e até hoje não foi superado por nenhum parlamentar de qualquer corrente partidária nacional. CARLOS LACERDA SUA PRESENÇA HOJE É SENTIDA E LEMBRADA PELOS QUE O CONHECERAM...O PLANALTO CENTRAL ESTARIA HOJE MAIS ESTREMECIDO DO QUE A MARCHA MONUMENTAL DE JUNHO,QUE TOMOU CONTA DO PAÍS,RECENTEMENTE,SE LACERDA AINDA VIVESSE...Ao longo do tempo de Getúlio Vargas teve a oficina do jornal-rua do Lavradio- várias vezes “empastelada”.Para quem não entende do ramo –empastelada- é uma forma da polícia da época invadir o jornal e destruir todo o material gráfico,o que impedia o periódico de circular...naquela época a impressão era feita com modelos de letras,que a máquina quente fazia transformação em palavras e frases o que seria depois impresso pelo jornal. Hoje é tudo digitalizado...
 
Jamais CARLOS LACERDA tergiversou com as classes populares,muito embora era vitima de seus adversários da época de um populismo grotesco e nefasto aos interesses nacionais,figurando entre os desafetos os partidários dos extintos partidos,pré revolucionários, como PSD,PTB,PTN,alem, de outros que o chamavam de reacionário,elitista e vendido ao capital norte-americano,o que historicamente não procede.Na realidade, o grande tribuno e jornalista era um franco atirador de elite e nem sempre agradava os “inquilinos” do poder da época.Lembrando que como deputado federal era o próprio encarnado”pastor alemão”,para pegar falcatruas e irregularidades de toda ordem,na vida política nacional. Adversário ferrenho de Getúlio Vargas,que era chamado o “pai dos trabalhadores”,na verdade sempre foi um ditador que fez inveja aos anos de chumbo de pós 64,aliás,foi LACERDA uma de suas vitimas,quando governador da Guanabara.Getúlio Vargas,na época da ditadura que implantou nos anos 30, com um mero diretor de polícia Filinto Müller,este chegou a torturar Carlos Marighela,do Partido Comunista do Brasil,com maçarico(!?-sic)...Esse chefe de policia indigitado mandava mais que Ministro de Estado...Hoje ainda cantado em prosa e verso pela massa ignara Getúlio Vargas ainda é lembrado- pela maioria,de pouca ou nenhuma memória- como um grande herói presidente,o que é uma deslavada mentira.Getúlio Vargas era produto de um populismo grosseiro que o País deve esquecer.CARLOS LACERDA,na época, foi o único,junto com a UDN a denunciador o chamado “mar de lama” que ocorria da Presidência da República, o que valeu um atentado na rua Toneleros,no Rio de Janeiro,onde foi ferido no pé e morto o major VAZ,que o acompanhava de volta para casa.Instaurou-se um inquérito policial militar na base aérea do GALEÃO e logo foi apurado que eram os autores os integrantes da guarda pessoal do ex-presidente  GETULIO VARGAS- mandantes Gregório Fortunato e Benjamim Vargas,este irmão do ex-presidente...CRISE À VISTA...
Paradoxalmente,no início da sua vida pública foi um autêntico comunista, seguindo as idéias do pai,Maurício Lacerda e do tio Paulo Lacerda,velhos integrante do PCB.Na juventude foi criado pelo avô.Seu pai chegou a ser ministro do STF,e, LACERDA foi criado por seu avô.
Em 1935,por causa de um  artigo que publicou na revista “Observador Econômico e Financeiro”, foi expulso do Partido Comunista e teve uma atuação solo na política.Em 1939 rompeu definitivamente com o PCB cuja doutrina dizia:”levaria a uma ditadura,pior do que as outras,porque muito mais organizada, e,portanto,muito mais difícil de derrubar”.
Nunca se acomodou na política,pois,quando governador do então Estado da Guanabara, queria que o Rio de Janeiro,não tivesse nenhuma favela e isso contrariou muita gente de todos os níveis sociais,desde a madame que queria sua empregada cedo no emprego até a mãe que necessitava de uma babá,para cuidar do filho em belos apartamentos e residenciais,na orla. O morro não era território de ninguém e aos poucos foram sendo tomados por numerosas famílias,desvalidas e que não podiam pagar aluguel em zona urbana de alto nível. A tolerância da ocupação para CARLOS LACERDA era zero,pois,só atendia aos chamados “burgueses” litorâneos e moradores da orla. O Rio de Janeiro,em sua época,ainda era realmente a “cidade maravilhosa” e não existia essa demografia turbulenta e invariavelmente desprovida comprometida,gente boa,mas outros coniventes com os vagabundos e criminosos que se aproveitaram para ser também favelados. Isso ele queria acabar,mas não conseguiu...Deu no que deu...Dois Rio de Janeiro- um dito “maravilhoso” e outro – o capenga pendurado em morro de UPPs da vida.Ainda que mal pergunte:onde está o pedreiro AMARILDO?? O Brasil quer saber!!! DESGRAÇA POUCA É BOBAGEM...Debaixo da aparente e cantada em prosa e verso da “hospitalidade brasileira” a cidade-maravilhosa(!?)- vive uma guerra civil,publicamente anunciada,reconhecida,por todo mundo!
Com o advento da Revolução de 64, onde Jango ficou totalmente sem controle da situação nacional,nas mãos de sindicalistas,chamados de “pelegos”,foi “golpeado” e ao assumir o general Humberto Castelo Branco,LACERDA deu-lhe apoio,na condição de governador da Guanabara,mas logo rompeu com o 1º.presidente,do golpe de 64,pois a prometida volta democrática se tornou de sonho  um pesadelo,em razão da pressão de alas radicais da Forças Armadas... Castelo Branco recuou e LACERDA, que tinha interesse de ser candidato à Presidência da República,em 1966, acabou sendo cassado, pelo movimento que inicialmente apoiou. Mais tarde juntou-se na chamada Frente Ampla,com seus tradicionais adversários cassados, João Goulart e Juscelino Kubitschek.
Para não ser enfadonho, CARLOS LACERDA, nasceu em Vassouras,em 1914 e faleceu em 1977,tinha diabete.
HOJE –CARLOS LACERDA DÁ SAUDADE ANTE OS NANICOS DO PLANATO CENTRAL,EM ESPECIAL AO CONGRESSO NACIONAL,ONDE SUA ESTRELA SEMPRE BRILHOU A SERVIÇO DO PAÍS.
NÃO DIGAM QUE NÃO FALEI DE FLÔRES...SAUDADES...CARO LACERDA,VOCÊ FAZ FALTA NOS DIAS ATUAIS!!!