Ao meu Pai!

Meu Pai foi o Cara mais presente do mundo!

Nunca foi rico, mas nos educou em um mundo maravilhosamente culto! Preferia nos dar livros à brinquedos. Se podia, ótimo: nos proporcionava os dois. Se não, apenas os livros!

Papai viajava muito, nos escrevia cartas "quilométricas", onde nos orientava e aconselhava.

Quando o perdemos, uma parte de nós pareceu queimar...algo em nós virou fumaça!

E a sensação de não ver Papai, me parece não parar de doer nunca mais!

Todos os valores morais e espirituais que trago em mim, busquei Nele! Mas nem que eu viva mil anos, serei o ser humano que Ele foi!

Na Missa do sétimo dia da morte Dele, foi o que consegui falar:

"Quando as palavras não conseguem dizer tudo que deveriam, fazemos um esforço imenso para que diga o coração.

Estamos vivendo um momento difícil, porque aquele que amamos tanto, partiu e tirou-nos a sua presença amiga: o nosso Pai. E sabemos o quanto sempre precisaremos dele.

O Senhor o chamou para junto d’Ele e sentimos que ficamos sós. Mas sabemos que ele nos queria cheios de vida...Se estivesse aqui: nos daria horizontes. Para os olhos cansados de chorar: Paz! Para nosso coração inconformado com a perda de quem, ao nosso ver não deveria ter partido ainda: Fé!

Portanto, nessa hora de dor, saudade e tristeza, nos lancemos totalmente nos braços de Deus, agradecendo-Lhe pelos anos de vida que Ele nos concedeu ao lado de nosso pai.

Não deixaríamos de reconhecer isso, a despeito da dor que agora sentimos. Embora com grande dificuldade de encontrar as frases certas, não poderíamos deixar de fazê-lo.

Pouco dizem as palavras quando o sofrimento fala bem mais alto que elas. Porém, nossa fé realiza maravilhas ... superaremos as lágrimas e por mais difícil que seja iremos readquirir aos poucos o sorriso que fugiu de nosso olhar.

Não sentiremos a solidão que sente quem foi abandonado.

Não fomos!

Nosso pai nos deixa um legado de honradez, força, dignidade, sabedoria e fé. Quando estava longe e seu poder nunca foi menor sobre nós, em uma das muitas cartas que ele nos escrevia como maneira de prosseguir com a nossa educação, ele escreveu para uma das irmãs em seu mundo de viajante, embora viajante ainda seja – Agora: viajante do tempo. 

São suas essas palavras: “Minha filha querida, o pai deseja ardentemente que todas vocês sejam grandes um dia, não imagine você que essa grandeza seja material, não, não é isso, a grandeza que o pai deseja para vocês, é a grandeza de espírito, a grandeza de dignidade, grandeza de conhecimento, pois somente por esse caminho poderemos ser verdadeiramente grandes. Sejam sempre vocês mesmas e não s e deixem levar por nada no mundo. Orientem-se com sua mãe que conhece o melhor caminho e possui mais que ninguém a dignidade das verdadeiras criaturas”! 

Agora...30 anos depois...suas palavras...sábias palavras ainda nos guiam. Ainda são o farol em nossa conduta. Nos pegamos a elas para seguir...para prosseguir. Para educar nossos filhos!

Veja pai, o império que você construiu. Você foi sim um vencedor. Bem sucedido em seus anseios. Aprendemos cada lição e nos tornamos as guerreiras que você vislumbrou. E sua maior herança: O AMOR / A DIGNIDADE/ A GRANDEZA.

Aprendemos todas as suas lições cada vez que nos apontou a realidade através de suas verdades. Não será nada fácil – para os amigos: o bom papo, o bom copo. Para os netos: os bons causos que só você sabia contar e ainda que fossem os mesmos a gente fingia que sempre havia alguém que ainda não conhecia alguns deles. Dos filhos, o exemplo de homem. Das filhas, o pilar que sustentava a alma. A força espiritual que sempre mostrava a luz. Da esposa, o terno beijo, o amor maior, porque de todos nós, pai...Ela ainda é, como dizia você “o maior de todos os seus amores, porquanto eram nove os amores de sua vida”. Hoje, estamos aqui, os nove amores multiplicados pelos amores que chegaram em nossas vidas e fizeram-se em outros amores. Somos os sete filhos... um está ao seu lado agora. São 16 os netos e 5 os seus bisnetos. Todos num amor absolutamente inquebrantável.

Este não é um Adeus definitivo, nossa fé não permite pensarmos diferente, portanto Pai, nosso velho e bom camarada: ATÉ MAIS DEPOIS! ATÉ BREVE"!

Juliana Merij
Enviado por Juliana Merij em 03/08/2013
Código do texto: T4418349
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.