SUA SANTIDADE O PAPA

Publicado no jornal do Povo de Maringá 01/08/2013

by Railda Masson - Brazil-Maringá


Falar da visita do Papa ao nosso país, é muito melhor e saudável do que discutirmos sobre a rivalidade no futebol, pois como agora podemos dizer com orgulho , " O Papa é Argentino, mas Deus é Brasileiro!" Discursar sobre o nome maior da igreja católica é rever nossos conceitos, perdoar a nos mesmos, é chorar de emoção e alegria por ver um homem tão grande na fé, ser tão humilde dentre os pequeninos, caminhando como pessoa comum demonstrando com atos o que muitos não ousaram fazer sequer com a caneta. Falar do Papa Francisco é para muitos, querer voltar para a igreja, independente de qual denominação ela seja. É ter um canto em especial para falar com Deus que a nós tudo ouve e compadece. O Papa, deixa o mundo inteiro perplexo e curioso com a palavra Saudade que cita ao se despedir dos brasileiros , essa palavra nova para muitos, que levou consigo na bagagem em relação a sua visita. Muitos povos e religiosos de inúmeras denominações vão certamente procurar por essa palavra na internet e nos dicionários e descobrir que SAUDADE é uma palavra particular nossa, de nosso povo, que aflora nos corações de cada brasileiro quando se despede de alguém em especial. E que muitas vezes temos saudades até do que está bem perto da gente e que não podemos abraçar calorosamente. Ele levou a palavra saudade e nos deixou a palavra simplicidade de presente Escrever sobre O Papa é redundância, o país parou para vê-lo e ouvi-lo. Nunca houve tantos entusiastas reunidos em prol do aprendizado da fé cristã. Os jovens foram convidados mas os adultos trouxeram as crianças que viviam dentro deles para esse momento único. O povo brasileiro mostrou seu lado amor para o mundo inteiro, com respeito o Papa foi aclamado e voltou com glória para seu país. Graças a sua visita, agora os países perceberão pelas imagens de nosso maravilhoso país que, o nosso grande problema é a corrupção, desemprego e falta de educação para todos e que só temos carência de oportunidades. Não queremos estar nas manchetes com manchas de sangue, nem idolatrar a bola de futebol e deixar a mostra mulheres nuas que deveriam estar descrevendo sua beleza interior nos bancos universitários. Nosso povo está acordando, pelos olhos dos jovens... Cabe a nós deixá-los viver essa utopia e torcer para que vire realidade esse mundo melhor, para que nossos netos sintam orgulho de terem nascido nesse diversificado BRASIL e não queiram fazer o trajeto de volta que nossos antepassados fizeram. No mais, amanhecemos abençoados... Obrigada pela visita Papa Francisco, obrigada por existir.


RAILDA MASSON CARDOZO 29/07/2013 Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular. "Saudade", só conhecida em galego e português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor. A palavra vem do latim"solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar". No Brasil, o dia da saudade é comemorado oficialmente em 30 de janeiro.

Railda
Enviado por Railda em 29/07/2013
Reeditado em 29/12/2013
Código do texto: T4409694
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.