É DEFICIÊNCIA?

Sempre que contava histórias para crianças, amava ver suas carinhas fixadas em mim, expressando feições de todo tipo, às vezes dando uma volta pela imaginação e retornando bem depressa. Isto era tudo de bom!

Comecei um trabalho em biblioteca, com pessoas portadoras das mais diversas síndromes, deficiência física e mental. Para o nosso primeiro encontro preparei bem uma contação de história... Nenhum rosto se voltou para mim, nenhuma atenção pelo que acontecia, por maior o esforço que fizera. Seus olhos estavam perdidos dentro do seu próprio mundo ou entregues ao acaso.

Eles não haviam se apropriado dos processos de leitura, alguns não conseguiam falar ou sequer segurar um livro.

Era um enorme desafio que se apresentava e concluí que eu não iria dar conta, teriam que me mostrar o caminho para chegar até eles. Olhei bem dentro de seus olhos pedindo isso. Foi aí que recebi o sorriso mais maravilhoso deste mundo!

Com o passar do tempo fui constatando que apesar de suas dores por tantas mazelas, do descaso, preconceitos, agressividade de todos os tipos, nunca reclamavam de qualquer coisa, nenhum revide ou lamúria. Pelo contrário, tinham gestos de carinho e respeito capazes de nos fazer envergonhar, valores de vida nobres e dignos de uma sociedade harmônica.

Ao final de sete anos muito construímos, dentro de suas possibilidades, para além do que esperava.

Quero agradecer ao Senhor pela honra de ter-me dado esta oportunidade, a eles por terem sido os meus melhores professores, de vida, e principalmente desejar, que todos se sensibilizem para o respeito que essas pessoas, para além de espetaculares, merecem.