Meu pai...

Por quê será que gosto tanto do "meu pai" ? entre aspas para explicar que era assim mesmo que o chamava, quer dizer que eu o chamo, pois ainda hoje ele é parte constante de minhas histórias de criança e de adulta. Lembro que já aos 40, alguém me vendo chamá-lo assim, questionou - Ele já não é seu pai? Eu nem cheguei a responder por que o "meu pai" falou por mim.. Eu que ensinei, é assim que gosto que ela me chame. Ele era assim, meu pai, meu pai de alma, meu pai de corpo, meu pai de coração, meu pai amigo, meu pai durão, meu pai meigo, apesar de ser grandão, meu pai sério, meu pai brincalhão, para não repetir tanto meu pai, vou mudar, meu amigo pai, capaz de compartilhar tudo dores, alegrias, tristezas, felicidade. Um pai que contava histórias de princesas e de reinados sentado no batente da porta depois de um dia pesado de trabalho, um pai que amava os filhos. Mas antes de tudo um homem forte, que não teve família, que não teve educação formal, mas que foi capaz de me ensinar que ler era a melhor coisa do mundo, que me levou por caminhos lindos, através da leitura. Que me ensinou que pobre era gente sim, que eu podia ser o que quisesse e ele iria está ao meu lado, se desse ou não certo. Um homem que sem instrução alguma a não ser a dos livros era capaz de prender a atenção de advogados, médicos, jornalistas sem nunca parecer ridículo, que as pessoas voltava em minha casa só para conversar com o Seu João. Que jogava buraco e sempre queria ganhar...mas que mesmo assim vinha amigos de longe para jogar em frente de casa, porque era a casa de Seu João e ele tinha histórias e alegria. Seu João ranzinza que brigava e que queria tudo feito da ordem e do direito. Seu João um marido carinhoso e que amava a esposa e fazia questão que todos soubessem. Meu pai capaz de discutir política, religião e futebol com a seguinte frase... Não sou um fanático mais o meu vasco é o melhor time. Meu pai correto que as vezes olhava para mim zangado e dizia uma única frase "Nunca mais faça isso" e eu sabia que isso queria dizer muita coisa e que eu não devia fazer.

Este é o pai que amo e que está junto ao Senhor meu Deus! Este é o pai que presto homenagem hoje e sempre!