A Festa de Santo Ambrósio!...
De: Silvino Potêncio>>> A Festa do Santo Ambrósio em Vale da Porca! - Tras Os Montes.
... Subimos a Ladeira do Cansa Burros em direção à Serra de Bornes, naquele final do verão de 1961, e o destino era a Festa de Santo Ambrósio do outro lado da Serra na Aldeia de Vale da Porca.
- A Égua que o meu Pai tinha comprado no Mogadouro, não se dava com os carros!... Quero dizer que, ela se espantava quando os carros vinham de frente no asfalto, e quase sempre quando vinham de trás, que ela pressentia e fugia para a valeta aos saltos, mas... aos trancos e barrancos, lá chegámos ao Lameiro que fica em frente do Santuário do Padroeiro da Aldeia que hoje se tornou uma das mais conhecidas mundo afora, graças ao seu Filho mais ilustre o Cantor e Escritor Roberto Leal.
Eu tinha passado no exame do Segundo Ano dos Liceus, em Bragança, o qual foi o último ano que lá passei naquela que eu hoje chamo de “ Minhas Terras Altas”... e lá fui acender uma Vela de Ação de Graças ao Santo Ambrósio...
Durante a Missa, e... no intervalo da queima dos fogos de artifício uma faísca caiu justamente em cima dos “foguetes”, que estavam num molho à sombra dos Freixos,... perto de onde se amarravam as rédeas dos animais usados pelos “Romeiros” das Aldeias das redondezas, para irem à festa... e também para serem abençoados pelo Santo, e assim naquele ano os foguetes, eles explodiram quase todos de uma vez! ... Na volta para casa a nossa Ègua não se assustou nenhuma vez!...
- Por falta de recursos da minha família, quiz o destino que eu, logo uns meses depois, emigrasse sozinho para Lisboa, dali fui para Angola!,... e desta para outras paragens, incluindo o Brasil, durante muitos anos não mais voltei a Vale da Porca.
Contudo, na primeira oportunidade que eu tive, cerca de 30 anos depois, lá voltei para acender outra Vela a Santo Ambrósio... mas desta vez não caí da Égua!, nem fui por caminhos da Serra de Bornes...
Meti uma fita cassete com músicas do Roberto Leal no toca-fitas do carro e rezei ao Santo Ambrósio!... ainda hoje rezo para ele me levar lá de volta!
Abraço Transmontano e até breve...
Silvino Potêncio – o Home de Caravelas de Mirandela
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 05/07/2012
Reeditado em 02/06/2015
Código do texto: T3762104
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.