MÃE

Mãe, eu volto a ver-te na antiga sala, onde uma noite te deixei sem fala, dizendo adeus como quem vai morrer. E me viste sumir pela neblina porque a sina das mães é esta: amar, cuidar, criar e depois perder.

Perder o filho é como achar a morte. Perder o filho quando grande e forte, quando já podia ampará-la e compreende-la. Mas nesse instante, uma mulher bonita sorrindo rouba... E a velha mãe aflita ainda se volta para nos abençoar.

Assim parti e me abençoaste fui esquecer o bem que me ensinaste. Fui para o mundo me deseducar... E tu ficaste num silêncio frio, olhando o leito que eu deixei vazio; cantando uma cantiga de ninar.

Hoje, volto coberto de poeira, e te encontro quietinha na cadeira; a cabeça pendida sobre o peito... Quero beijar-te a fronte... E não me atrevo. Quero acorda-te, mas não sei se devo. Não sinto que me cabe este direito. Eu te esqueci. As mães são esquecidas. Vivi a vida, vivi muitas vidas, é só agora, quando chego ao fim, traído pela ultima esperança; só agora, quando a dor me alcança, lembro de quem nunca se esqueceu de mim. Não, eu devo voltar, ser esquecido. Mas... Que foi! De repente ouço um ruído. A cadeira ringe! É tarde agora. Minha mãe se levanta, abrindo os braços, rendendo graças diz: Meu filho, e... Chora! E chora. E treme e, como fala e ri.

É parece que Deus entrou aqui, em vez do ultimo dos condenados. E o seu pranto, rolando em minha face, quase e como se o céu me perdoasse; limpasse-me de todos os pecados! Mãe nos teus braços eu me transfiguro, lembro que fui criança, que fui puro! Sim! Tenho mãe! E esta ventura é tanta que eu compreendo o que significa: o filho é homem, mas a mãe é santa; o filho é pobre, mas a mãe é rica. Santa que eu fiz envelhecer sofrendo, mas que se refaz como agradecendo toda a dor que por mim lhe foi causada.

Dos mundos onde andei nada te trouxe, mas tu me olhas num olhar tão doce, que nada tendo não te falta nada! Dia das Mães! É o dia das Mães bondade maior que todo o mal da humanidade, purificada num amor fecundo! Por mais que o homem seja um ser mesquinho, enquanto a mãe canta junto a um berçinho, cantará a esperança para o mundo...

Hoje sinto a sua falta depois de tres anos da sua ausência aqui na terra mas, sei que sua presença lá no céu ao lado do nosso Deus estará sempre olhando por mim e meus irmãos. O mesmo acontece com outras mães que deram valor e seu sangue por nossa felicidade e bem estar.

Felicidades à todas as mães por esta data que infelismente deveria ser todas as datas do calendário pois, MÃE não é somente por um dia mas por toda ETERNIDADE...