LETICIA

Minha querida sobrinha,

QUINZE ANOS, anos sonhados, vividos, estendidos diante de ti para que possas escolher caminhos, decidir opções, almejar conquistas, perseguir objetivos e alcançá-los com a exatidão matemática de quem pensa em números... sem nunca esquecer a sabedoria de Deus que te criou para perpetuar a obra da criação. A festa está apenas começando querida Letícia, porque és tu a própria festa a meus olhos e aos olhos dos teus pais e de todos nós que te amamos. Linda estás, sobranceira, faceira e brejeira em tua postura de uma soberana rainha de todos nós. Esta data que te abastece, seja o marco inicial de uma vida composta pela sinceridade da infância e dinamismo da juventude.

Princesinha minha, agora é tempo de festa, festejamos a vida, te festejamos nestes teus anos dourados, cheios de risos, cores e muita música, transformando o céu num manto cor-de-rosa, com estrelas cintilantes onde pisas com vagar até que encontres um rumo certo onde as coisas certas esperam por ti. Agora, princesinha minha, o evento dos teus 15 anos é feito de ternura, onde a graciosidade do momento transforma o Universo num palco encantado em que te tornas o centro de tudo o que é belo. Parabéns linda menina, sobrinha amada que sonha, que dança, que estuda, que brinca com as fantasias próprias da idade, que reluz mais que a lua e ofusca a mais florida primavera com um sorriso que nos leva à paz e à esperança de uma vida que sempre se renova em ti e nos jovens de tua idade que buscam um porvir cheio de promessas...

Leticia, adoro este nome, onde o seu significado sempre traduz alegria: "Regina coeli laetare" - "rainha dos céus alegrai-vos", é a essência do teu nome. Mas Letícia também serve de nome para bairros nos grandes cidades, tem até Copa Letícia de Futebol. Já pernoitei em uma cidade colombiana chamada Leticia's Farc e até um planeta descoberto em 1856. Pelo mundo, Leticia é Lái di xi yá (Chinês), Rechishia (Japonês) e Litisia (Árabe). Na Terra Média, os Elfos costumam chamá-la de Alassë. As pessoas da língua inglesa não conseguem soletrar o ditongo deste nome (litícIA), chamam Leticha. O espanhol escreve com "z", para obter o som do "c". Como o seu sangue é metada espanhol, querida Letícia, e metade brasileiro, conserve o "C" mesmo, senão aqui passariam a te chamar de LetiZZia, igual à pizza.

Depois de uma jornada Letícia pelo mundo, nada melhor que uma jornada interna de Letícia!

Para ti, Letícia, compus esta poesia e espero que gostes

LETÍCIA

Acorda menina minha, pois teu dia se avizinha,

O teu tempo já caminha em direção ao porvir.

Acorda menina amada, pois há luz lá na estrada,

como é longa a caminhada, sou o anjo que te conduz...

Por trás dos olhos teus,

Menina moça, moça menina,

quase criança ainda,

do maternal berço recém saída,

ao paternal porto confiou a vida,

um triste olhar se esconde,

um quê de esperança se espande,

por tras dos olhos teus...

A miríada dos raios nascentes,

pelas vertentes o teu caminhar,

Me faz lembrar dos dias primaveris,

Onde os colibris entre flores voejam,

e cortejam o teu despertar...

Letícia, meu anjo querido,

dos dias solertes, das brumas inertes,

que se desfazem ante teu feliz porte,

por mais que comporte teu jeito de ser,

Vê-se nascer, da vida um horizonte,

tão jovem como tu, radiante como tu,

vicejante como tu,

cheio de promessas como tu,

nesta tua primavera radiosa...

Letícia, minha Letícia,

Já viste o cipreste que se alevanta,

por trás da montanha, nas quebradas da vida,

Lá longe, adiante, num comovente fenecer?

Pois lá se encontra a primeva sabedoria,

Pois lá longe, adiante, um dia hás de chegar,

tendo tempo de cantar, todo o tempo para amar,

uma toda vida para se aliar ao remanso do vento leve,

que te leva para lá e que te leva para cá...

Letícia, querida Letícia,

nestas quinze primaveras dos teus dias,

As alegrias e fantasias concilias,

porque ainda não avalias o peso da lida,

da realidade e sonho, da paixão e do amor...

Passos firmes, pela vida caminhas,

Menina moça, ainda menina,

Estamos nós a te velar, a te admirar,

A nos encantar com as fadas do teu viver!...

Carlos Lira

clira
Enviado por clira em 01/05/2012
Reeditado em 23/08/2017
Código do texto: T3644553
Classificação de conteúdo: seguro