Hoje 21 de Março de 2012 é o Dia Internacional da Síndrome de Down e esta é minha homenagem a todas as pessoas portadoras desta alteração genética caracterizada pela presença de um terceiro cromossomo de número 21, o que também é chamado de trissomia do 21. E através da saudade da minha amada irmãzinha Maria Aparecida Alves da Silva deixo aqui esta escrita pois ela fez e ainda faz parte da minha vida. Mesmo tendo partido sei que nunca irei esquecê-la seu olhar inocente sua ternura seus modos simples tudo o que ela fazia nos trazia alegria e sua deficiência nada significava nem para mim nem para minha família pois todos a amavam. Síndrome para mim não significa exclusão ainda mais vendo o quanto hoje em dia muitas pessoas portadoras de Down são capazes de conquistar o seu espaço cada vez maior numa sociedade que tanto os discrimina. E excluir estas pessoas é uma injusta ignorãncia não tendo nós esse direito pois são nossos semelhantes. Minha saudade esta que sinto da minha querida irmã é a saudade de uma pessoa de 40 anos de idade cheia de alegria apesar das suas limitações muito inteligente e com uma memória impressionante falávamos algo com ela hoje e se daqui a 5 ou 10 anos viéssemos a lhe perguntar lá estava ela pronta a nos falar palavra por palavra o que muitos que são normais não conseguiríam nem de longe se lembrar. Este é só um exemplo da capacidade da minha irmãzinha que se foi tão cedo quando estava só começando a vida mas isso quem decide é Deus e não o posso questionar tendo mesmo é que aceitar pois o dia estou a esperar em que alegres e felizes nós iremos enfim nos encontrar.