Para a primeira das quatros pedras que consegui lapidar.

Apesar da idade um pouco já avançada, ainda sinto muitas vezes nas mãos o sabor amargo do cabo de uma enxada. Mas não tenho vergonha de voltar ao passado e lembrar desses detalhes que muito contribuirão, para a minha formação profissional e também educativa na busca de dias melhores. É bem verdade que tive de deixar de lado muitos projetos na luta pela sobrevivência e passar a investir mais nos filhos o que muito me orgulha, pois começo a colher frutos saudáveis e cada vez mais me convenço de que tudo o que passei e senti valeu a pena.

Ser pobre não é defeito, viver na pobreza não é vergonha, desde que possamos cultivar valores bem quisto aos olhos da sociedade em que vivemos. E foi nesta linha que procurei sempre, na medida do possível passar aos meus tutelados o melhor, para quem sabe os mesmos não venham a ter que ultrapassar tantos obstáculos como os que tive que enfrentar para ter uma vida mais ou menos digna.

Muitos estão dizendo que estou realizando através de meus filhos os sonhos que queria para mim, mas não concordo, pois sonho é uma coisa das quais não acredito, para mim sonho é algo impossível de conseguir. O que acredito realmente é no desejo, pois quando desejo algo e me empenho com dedicação e firmeza acabo conseguindo. Posso não ter feito muitas pessoas felizes, mas espero que as poucas que consegui fazer e ainda fizer sejam realmente grandes vencedoras.

Quando eu morrer e espero que este dia ainda demore muito, não quero ser lembrado como um cavador de sepulturas, para enterrar vontades, mas sim, como um porteiro abrindo as portas da felicidade.

Carina, desejo que você seja muito feliz na busca de seus ideais, continuando a trajetória de sua vida sempre pautada na educação, firmeza, honestidade e perseverança.

É o que eu desejo seu pai não só a você, mas também a seus irmãos.

ChangCheng
Enviado por ChangCheng em 21/01/2007
Código do texto: T354154
Classificação de conteúdo: seguro