MINHA MÃE E SUAS OITO DÉCADAS

A MARIA E SUAS MARIAS QUE DE QUEBRA TEVE UMA ANTONIA.

DATA 01/12/2011

(Nós somos como caixinhas de presentes: guardamos surpresas e recordações, somos também folhas de papel bem escurecidas com o seguinte registro: ESSA É MINHA VIDA. Conversando com o tempo, vivemos fazendo rascunho de algo, as vezes alegre e outras vezes triste, sempre procuramos um papel bonito para viver melhor e feliz.)

08 DECADAS SE PASSARAM.A oitenta anos atrás, a senhora ALZA e o Senhor VALDIVINO traziam ao mundo a primeira de seus filhos, lhe deram o nome de MARIA uma menina morena de cabelos escuros que não cresceu muito, vejam bem: só no tamanho, pois na vida ESSA MENINA SE TORNOU GRANDE. A MENINA, namorou, fez teatro que naquela época se chamava DRAMA, segundo um relato muito particular amou rapidamente um rapaz que conheceu em uma festa e que durante uma noite viveu essa ilusão, e esse cavalheiro foi embora em seu cavalo e nunca mais se viram. A MARIA casou-se com um homem de 1.90 de olhos azuis e branco. Nosso PAI, como todas as moças daquela época, não sabia o que era ser esposa e foi PARI, teve 08 filhos 03 dos quais já falecidos.

JÁ EM FORTALEZA, Foi lavadeira de roupa, costureira, e comerciante ATÉ HOJE tudo isso com muito ESFORÇO. Autodidata foi crescendo no entendimento.

A ESPOSA: viveu um casamento tumultuado de mulher que tinha que ser provedora do lar e ainda cuidar de tudo para que seu esposo não a visse infeliz. Não foi muito amada pois a cultura da época era difícil entender o amor entre homens e mulheres. AQUI NÃO ESTAMOS PROCURANDO CULPADOS. Se tornou comerciante ao mesmo tempo em que se tornava viúva essa viuvez também a tornou mais forte, pois agora era somente a MARIA DO CARMO/ SEM O SEU ELIZEU. E começou a entender aquele homem, depois que ele se foi o perdoou.e talvez o amou, mais ainda, depois de morto.

A MÃE: vejam bem: mesmo sem muito estudo queria que suas MARIAS E SUA ANTONIA estudasse e procurasse ter vidas que não fosse parecida com a dela.

Comparecia as reuniões de pais e mestre nos grupos escolares, as festinhas e na coordenação, quando essa que vos fala aprontava alguma e era suspensa do colégio, Diga se de passagem por cinco vezes. Porém quando me via lendo Monteiro Lobato e Fernando Pessoa aos 13 anos,

Dava uma ordem- ninguém mexa com ela pois ela está lendo. NA SUA INCONSCIENCIA JÁ TINHA A NOÇÃO DE QUE A LEITURA LIBERTAVA, E REEDUCAVA.

Deu sempre apoio as filhas em todos os momentos felizes e difíceis, nunca foi muito de fazer carinho, mais tem uma força que ela tira não sei de onde para dizer: SOU SUA MÃE. é a baixinha de 1.49cm maior que um gigante quando está com a razão.

A AVÓ essa avó cabe no bolso de qualquer neto, pequeninha, cheirosinha, e atrevidinha, SEUS NETOS SE MISTURA A ELA como se ela entendesse tudo,e dizem: Pronto essa é minha avó.

A SOGRA: Essa, ah se todos os genros tivesse uma sogra assim, não se mete na vida deles, e nem vive se fazendo de coitadinha, seus genros são como filhos, cada um a seu modo soube conquistá-la e ser conquistado por ela.

OITENTA ANOS DE MARIA DO CARMO DA COSTA

HOJE É COM MUITO ORGULHO QUE ESTAMOS AQUI REUNIDOS PARA COMEMORAR E AGRADECER SEUS OITENTA ANOS.

PEDIR DESCULPAS PELAS AS VEZES QUE A MAGOAMOS E QUE NÃO A TRATAMOS COM O DEVIDO RESPEITO QUE VOCÊ MERECE.

DIZER QUE VOCÊ É NOSSO MAIOR ORGULHO E QUE NÃO SERIAMOS NADA QUE SOMOS HOJE, SE NÃO TIVESSEMOS SIDO CRIADAS SOB SEU OLHAR DE GUERREIRA E DE VENCEDORA.

AGRADECER A DEUS PELA IDADE ALCANÇADA E PELOS ANOS DE VIDA QUE A OFERTA CADA DIA.

SOMOS UMA FAMÍLIA QUE DISCURTE COMO QUALQUER OUTRA, MAS JAMAIS BRIGAMOS E NUNCA FICAMOS MAL UMA COM OUTRAS.

DIZER QUE MESMO AS FEZES QUANDO ESTAMOS VIVENDO AS NOSSAS VIDAS QUERIAMOS ESTÁ NO SEU COLO E PEDIR SOCORRO,e dizer mãe, eu quero ser criança novamente e ser cuidada por você.

MÃE.

Você é o incondicional do perdão,

Quando diz não, chora pelos poros,

Quando diz sim sorrir, sem esperar algo a mais,

Precisa às vezes de um simples almoço,

Um café da Manhã. Nem sempre com flores,

Uma idade que às vezes compete com os seus,

Outra é só proteção,

os anos passam e você fica chorando, por momentos de glórias

Ou de desilusão. COISAS DE MÃE.

Pois mães são assim mesmo: Humanas, normais, lindas,feias

Pobres e ricas TODAS perdidas sem saber que são amadas por filhos

Imperfeitos e condicionados a nunca a deixarem em paz.

ELIENE ALVES 09.12.2012

ELIENE ALVES
Enviado por ELIENE ALVES em 12/12/2011
Código do texto: T3384814
Classificação de conteúdo: seguro