RAZÃO DE SER DO GRUPO DE RUA ORGANIZADO

Singela homenagem que escrevi para o "Grupo de Rua Organizado" vinculado a COMOV - Comunidade em Movimento da Grande Fortaleza. Trata-se uma vivência marcadamente envolvente, que agrega compromisso comunitário, humanização e cuidado com os idosos da comunidade do Conjunto Cearazinho, na Granja Lisboa, em Fortaleza, Estado do Ceará. Pela dinâmica e afetividade do grupo, os "meninos e meninas" da dita terceira idade que moram nos bairros circunvizinhos (Conjunto Ceará, Granja Portugal e Jurema) são também acolhidos. Leiam e se juntem solidariamente a esta carinhosa homenagem.

Grupo de Rua: grupo de pessoas, grupo de mulheres e homens, jovens e crianças que moram em uma mesma comunidade, localidade, território.

Grupo que forma um conjunto coeso, determinado, destemido, humilde, vocacionado, missionário, cuja missão é desenvolver casa a casa, na rua e no quarteirão ações de educação popular com olhar holístico e cuidador. O grupo é um modelo de comunidade de base que sai a promover a cidadania. Promover a cidadania, que significa vivenciar a palavra e a ação, como anúncio e denúncia, que vai ao encontro da ação conseqüente que acumula sentimento e prática comunitária. Do ponto de vista ecumênico, o grupo valoriza o respeito às diferenças e cada membro não é tutelado na forma de expressar ou não a sua religiosidade.

São muitos os grupos humanos, os grupos químicos, os grupos científicos, os grupos biológicos. Por exemplo, um grupo químico é assim definido: “Numa molécula, conjunto de átomos que é capaz de guardar a sua individualidade em determinadas reações e que atribui a essa molécula propriedades características ou especiais”.

Um grupo de rua tem sua propriedade característica e especial, como grupo de pessoas de uma mesma comunidade que se vêem duma vez ou se abrangem no mesmo lance de olhos. Cada membro é um átomo potente, com valores diferenciados e especiais, que se unem para formar a tribo, o coletivo, a comunidade. O que isto quer dizer? Quer dizer, que um olhar sobre qualquer uma das pessoas que participam do grupo - se o grupo vivencia a verdadeira razão de ser de estar junto, logo cada membro é identificado como sinal e modelo de pertença: “Vejam como eles (e elas) se amam”.

Desta forma a “reunião de pessoas” tem um sentido forte e marcante: desenvolver a unidade, desenvolver a benquerença, desenvolver a afetividade e o compromisso. Participar para transformar os corações e as estruturas, dinamizar a comunicação, compartilhar as esperanças e organizar a vida de modo mais coletivo, de forma mais partilhada, com olhar perseverante que se volta para o chão, para o horizonte e para o alto.

O grupo de rua precisa olhar para o chão, para a base, para a vida das pessoas, sempre buscando contextualizar o sentido da vida com a palavra e a ação. Grupo que olha para o chão não corre o risco de tropeçar e cair. E mesmo quando por alguma condição humana tropeça e cai, sabe examinar os tropeços à luz das suas crenças e prosseguir na caminhada.

O grupo de rua precisa olhar para o alto, para o horizonte, para as estrelas, sempre buscando ligar e vincular as ações humanas ao sentido maior da vida. Grupo que olha para o alto aprende a traçar melhor o caminho a seguir, aprende a olhar além do que os olhos alcançam porque busca enxergar com sentido holístico e visão que se reconhece parte do universo.

E o que significa a rua? Significa mais do que via pública para circulação urbana, mais do que um logradouro total ou parcialmente ladeado de casas. Para o grupo, a rua significa, fundamentalmente, os seus habitantes, as famílias, os homens, a mulheres, os jovens, as crianças e os idosos. Em última análise, significa até as plantas e os animais. Tudo que tem vida, tudo que diz respeito à vida deve merecer a atenção do grupo, pois, o grupo de rua deve se movimentar por amor. É o amor em movimento, que vai ao povo através da ação do grupo – ação que significa missão -, missão que significa gerar novas possibilidades, levar os valores que fortalecem e constroem a comunidade e, manter a mística da fé e da cultura de paz presente na vida das pessoas.

Um grupo de rua é a razão de ser missionário, ser comunidade, ser companheiros, promotores e promotoras da paz, no lugar que a gente escolheu para viver. Grupo de rua é a associação dos valores que formam a comunidade, cujo estatuto maior e imprescindível é o exercício do respeito e da democracia, associado aos valores holísticos e humanos, iluminando as ações coletivas e mediando as relações.

Mas, ao mesmo tempo, um grupo de rua é a comunidade construindo a razão de ser dos seus membros participantes, integrados e solidários, cujo desafio maior é a conjugação coletiva e plural do Verbo AMAR.