PEQUI...

Pequi

Fruto nobre

Rico em óleo

Em polpa

Em vitaminas A, B, C

Em cálcio

Fósforo

Ferro

E que na arte da culinária é diversificado.

Pode ser comido cru

Cozido

No arroz

No feijão

Com frango

E em molho preparado.

Produto típico do Sudeste

Do Centro-Oeste

Do Nordeste

E aqui do Norte

Do Tocantins

Onde é muito apreciado.

De importância nutricional

Cultural

Econômica

E paisagística

No que é caracterizado.

Produto brasileiro

Belo fruto do Pequizeiro

Dádiva da natureza

Sabores e riqueza

Do Bioma Cerrado !

Obs.:

Esta é uma simples homenagem que eu faço, em forma de poesia, a esta bela e generosa árvore, que compõe a bela paisagem do Cerrado brasileiro, que é mesmo o Pequizeiro, juntamente com o seu maravilhoso fruto o Pequi !...Exprimo aqui o meu amor por essa árvore, bem como a minha preocupação pelo que vem acontecendo com a mesma !...Pois este Bioma tão importante, está sendo agredido e destruído, com todas as suas riquezas- entre elas o Pequi-, antes mesmo de bem o conhecermos !...Esta agressão se deve a fatores como as atividades de carvoaria, e, sobretudo, com o chamado agronegócio, o plantio da Soja . Aqui vai o meu grito de alerta, e o meu protesto, como poeta e cidadão !...Recomendo a todos que visitem o site "cerrado poético"-www.cerradopoetico.com.br-, e que sejam também em cada um, um defensor dessa causa tão nobre, que é defender a natureza e a vida, em todas as formas, a qualidade de vida e a saúde do Planeta como um todo, o bem-estar universal !