CASAMENTO: O ENCONTRO - Homenagem de casamento a Gisele Thaís e Jociel Lameira

O tempo e a vida! Dois mistérios! Quem os pode desvendar? Muitos já tentaram, na filosofia, na sociologia, nas artes, na poesia. Mas todos se perderam em conjecturas e palavras. A vida e o tempo são duas dádivas divinas que devem ser sabiamente aproveitadas. Duas linhas traçadas pelo Supremo Artífice do Universo para preencher o espaço. O espaço de encontros de vidas no tempo. Tempo que pertence a Ele, o ontem, o hoje, o amanhã, a eternidade. Todavia, com muito Amor Ele nos presenteia com O PRESENTE, presente que deve ser compartilhado e vivido intensamente, pois não se vive intensamente sozinho. A vida só se faz intensa no ENCONTRO e é no fenômeno maravilhoso do encontro que a vida se faz sentir, se faz valer, se faz vida. No encontro as partes se perfazem, se completam, se realizam. O encontro é o momento sublime de construção da vida no tempo e no espaço.

Num encontro O PAI, O FILHO, e O ESPIRITO SANTO criaram o homem, para um grande encontro com Deus. Depois em um novo encontro se criou a mulher para o encontro com o homem. Que encontro! Dois seres incompletos se completando na presença de Deus. Fomos feitos para o encontro. Primeiro o encontro com Deus, depois o encontro das incompletudes homem/mulher.

Mas por que, pra que, e como os encontros se realizam?

Porque há no universo uma força tamanha que flui diretamente do Coração de Deus e como rio inunda os corações; uma chama que incendeia as nossas almas. Uma corrente que nos arrasta em direção ao encontro: O AMOR.

Sim, é o amor que fundamenta, constrói e abriga o encontro. O encontro se faz pelo amor, com amor e para o amor.

Foi por amor, com amor e para o amor que Deus criou o homem e a mulher. Foi por amor também que depois do desencontro do homem e da mulher com Deus lá no jardim, Jesus marcou um novo encontro lá na cruz para recebê-los de braços e coração abertos.

Verdade! É de braços e corações abertos que devemos ir ao encontro.

Um encontro desses se fez no dia 24 de dezembro de 1987 quando Valdir e Cida davam-se as mãos e enlaçavam seus corações, completavam-se na união de suas almas cheias, transbordantes de amor. Um encontro que geraria uma nova família, descendente de outros encontros e que traria à vida novos encontros, tudo através do amor.

Assim, no dia 6 de outubro de 1990, os membros da família se encontravam para um lindo encontro com GISELE THAIS que chegava ao seio da família, linda, maravilhosa, para marcar presença no encontro de nossas vidas.

Como o tempo passa depressa neste mundo de muitas voltas! Quinze anos depois estávamos nós reunidos em um novo grande encontro de amor, para celebrar o encontro de Gisele com a sua juventude. Que momento sublime, sem igual. Papai, mamãe, irmãos, avós, tios, primos, amigos. Todos juntos naquele encontro.

Hoje novamente família e amigos se reúnem neste encontro para celebrarmos um novo e singular encontro em que GISELE é a personagem principal, mas não é a única protagonista, hoje o encontro sela um novo começo, uma aliança de amor entre ela e JOCIEL.

Como é bela e mágica a vida! E essa beleza, essa magia, provém do amor. Nas linhas do tempo, Deus escolhe as vidas e planeja os encontros, seleciona os espaços, prepara o cenário, delineia as circunstâncias, orquestra a sinfonia. Dessa forma não importa onde nasça um dos pares, todas as coisas hão de se configurar para o encontro.

Foi assim que Jociel, nascido no extremo norte do estado do Pará acabou chegando no extremo sul do estado para encontrar seu grande amor. O grande amor é o encontro mais aguardado na vida de todos os homens e todas as mulheres. Sonha-se, espera-se, mas não sabemos onde nem quando esse amor há de chegar, em que ocasião, sob quais circunstâncias. O amor não pergunta se estamos preparados, não há corações nem vidas preparadas para o amor. Sabem por quê? Porque o amor não precisa de corações preparados, é ele mesmo quem prepara os corações e as vidas, o amor não se importa com as condições ou circunstâncias, o amor faz o seu tempo, pois todo o tempo é tempo para amar. O amor faz novas as condições e circunstâncias da vida, o amor transforma a vida, transforma tudo. Faz das barreiras passagens, faz do deserto um paraíso, faz da tempestade a bonança, da tristeza a alegria, da solidão faz o encontro, a união.

Quando o amor chega, muitas vezes abrimos mãos dos ideais tão cuidadosamente planejados, dos sonhos mais floridos e belos. Quando o amor chega, às vezes abrimos mão de tudo, porque tudo, tudo mesmo é o amor. Só no amor a vida se faz vida em plenitude. Só o amor nos faz compreender o valor da vida e do tempo. O amor é o senhor da vida e do tempo. O amor é a essência do encontro.

E mesmo que o tempo e a vida se vá, forçando alguns desencontros, o amor permanece na alma como um perfume que fica na pele após um abraço, como uma melodia que não sai do pensamento, como um verso poético gravado na memória, como uma saudade a se manifestar em suspiros, como esta SAUDADE que todos nós estamos sentindo agora do nosso amado VALDIR que esteve conosco em tantos belos encontros.

É, infelizmente a vida também se faz de desencontros, não sabemos o que nos reserva a vida nas “extremas curvas desse caminho extremo”. Numa dessas curvas o homem desencontrou-se de Deus, mas Deus nunca desencontrou-se do homem. Numa dessas curvas desencontramo-nos do Valdir, mas ele não desencontrou-se de nós. Porque quando vivemos intensamente o encontro, ele se faz eterno nas linhas mágicas do tempo. O desencontro pode levar nossas vidas, mas não leva nossas marcas da vida daqueles com os quais nos fizemos presentes no encontro. E, o melhor de tudo, é que, para quem está em CRISTO, esta vida é só um ensaio para o maior e mais intenso ENCONTRO que será eterno e depois do qual não haverá desencontros. Por isso mesmo em nossos desencontros, uma brisa suave refresca nossos corações, refrigera nossas almas: a ESPERANÇA. A esperança daquele encontro em que todos nós estaremos juntos novamente e para sempre, pois o tempo já não existirá, somente o AMOR, em VIDA PERFEITA para toda a eternidade.

Mas nesta vida também há momentos eternos, como este grande encontro que se faz agora e cuja magnitude é esse instante que se fará triunfal com a entrada da princesa GISELE que esplêndida e bela como nunca, nesta noite se fará rainha, pois vem ao encontro do seu noivo, de seu grande amor, JOCIEL. Um encontro de amor de duas vidas, para uma vida de amor por toda a vida em grandes ENCONTROS DE AMOR.