DIA DA MULHER 2006

Este texto foi escrito por mim, a pedido da presidente da AMMA (Associação das Mulheres Mastectomizadas de Aracati) para homenagear as mulheres da associação, do município, enfim, todas as mulheres do universo.

"Desde os primórdios da História, o gênero masculino tenta mostrar-se superior, e dono das grandes decisões do mundo. Mas numa simples provação esse falso ser superior sempre é reprovado: diante dos encantos e da coragem da mulher. Ela está preparada para as grandes dores da vida, sendo a maior delas o momento de dar à luz outro ser, que pode ser outra mulher ou mais um homem. Isto mesmo: o homem precisa do ventre da mulher para morar durante nove meses. Com tamanha 'superioridade' ele deveria ser mais independente. Nem Deus escapou da necessidade de abrigar-se nesse lugar sagrado, quando precisou encarnar Terra. Maria de Nazaré foi a criatura mais bem-aventurada de todos os tempos, pois abrigou dentro de si a suprema personalidade de Deus, o homem-deus que passou a ser chamado de Jesus Cristo, que demonstrou, por sua vez, que dava valor às mulheres. Nas bodas de Caná, no perdão da adúltera, na primeira aparição após a ressurreição. Que mestre! Todos deveriam seguir o mesmo exemplo de valorizar a mulher tão bem.

Ainda bem que nos dias atuais a mulher já está conquistando muitos espaços. Para citar alguns exemplos, temos a presidente do Chile, Michele Bachelet; a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel; a presidente das Filipinas, Gloria Arroyo; a Conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Condoleezza Rice. O mundo começa a perceber que não pode ser comandado apenas por homens. É necessário a união com as mulheres, que, por pensarem diferente, complementam os seres masculinos. Um ser só está inteiro quando se junta à sua metade do outro sexo.

Um grande viva a todas as mulheres de Aracati, do Ceará, do Brasil e do mundo neste dia 8 de março. Viva a mulher, que, mesmo tendo que bancar a dona-de-casa, ainda arranja tempo para ser excelente profissional nesta sociedade em que muitos homens não mais podem, sozinhos, prover o sustento da família. Viva essa guerreira, que, na Amazônia, chega a mutilar o seio direito para melhor manejar o arco e a flecha, de modo a dar sustento à sua tribo através da caça.

Não posso deixar de lado nós, mulheres mastectomizadas. É, tivemos câncer de mama, fomos mutiladas, perdemos uma mama que tanto enfeita o nosso corpo e mesmo assim continuamos firmes e fortes, levando a vida adiante, enfrentando o preconceito, o tabu. Vocês, Aracatienses, são conhecedores da AMMA - Associação das Mulheres Mastectomizadas de Aracati, não são? E por que não nos apóiam? São poucos os sócios beneméritos. Estenda a mão à AMMA, junte-se a nós. 'Se você tem câncer de mama, nós ajudamos você, mas se você não tem, ajude a gente!'"

Obs. 01 - Deus não "precisou" nascer. Ele nasceu prque quis.

Obs. 02 - O cargo de Condoleezza Rice era "Secretária de Estado" e não conselheira de segurança.

Obs. 03 - A frase "Se você tem câncer de mama, nós ajudamos você..." não é de minha autoria. Tomei conhecimento desse SLOGAN por meio de um site ligado a mulheres mastectomizadas, mas não lembro qual era o endereço.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 06/05/2009
Código do texto: T1579698
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.