HOMENAGEM A ELIAS JOSÉ

Tive a honra de conversar no 16º COLE,na UNICAMP, em 2007, com o escritor Elias José e comprar mais alguns livros de sua autoria. Tiramos fotos, batemos papo sobre poesia e leitura e até aproveitei para contar que ele foi um dos inspiradores para a publicação do meu primeiro livro de poesias destinado ao público-infantil: Meu Mundo Criança. Até prometi enviar-lhe dois exemplares no intuito de presenteá-lo e de o mesmo emitir um parecer sobre à minha escrita. Em um dos livros que comprei em seu stand, deixou-me o seguinte recado: Para a Denise, que tem a magia de escrever poesias para crianças, abraços do Elias. Cole,12/07/07.

Logo em seguida, esse maravilhoso autor escreveu seu endereço para que eu pudesse encaminhar-lhe meu livro. Por conta do ritmo intenso do Mestrado não enviei e estava pretendendo fazer isso agora. Mas infelizmente, ao abrir meu e-mail no dia 02 de agosto, recebi a lamentável notícia pela ALB sobre o falecimento de Elias José. Custei a acreditar e só hoje estou conseguindo falar sobre o assunto; que, por sinal, a mídia nem sequer registrou. Pelo menos , eu não li nem assisti nada acerca da grande contribuição desse escritor para a formação de inúmeros leitores. Fica aqui registrado meu protesto!

Para Elias José, a leitura tinha que ser sentida, repetida e vivenciada constantemente. Segundo ele: “Quem não lê literatura ou publicações jornalísticas e científicas, vive a vida sem entendê-la, sem ser atingido pela razão, pela inteligência ou pela emoção. Quem não lê está perdendo a essência da vida”.

Constantemente ele relatava em suas palestras/encontros que gostava de ler desde garoto. Relacionava esse gosto pela leitura à contação de histórias por parte da sua avó paterna, bem como aos colonos da fazenda de seu pai e ao rádio, veículo de comunicação de sua época.

Sinto bastante por termos perdido um autor que amava ler e escrever por satisfação e necessidade. Sua escrita lúdica, estética e reflexiva voltada para o público infantil contribuiu bastante para um olhar mais instigante e diferenciado em relação às crianças : não as subestimava e sim as considerava como interlocutoras autônomas intelectualmente.

À você, Elias José, todos os méritos: contador de histórias e poeta, que cantou versos mágicos e encantou não só o público infantil; mas uma multidão de leitores que amam textos com saber e sabor, como os seus.

Descanse em paz! Aqui continuaremos a ler e reler seus escritos; vivenciando-os, tranformando-os e nos transformando.

DENISE DIAS DE CARVALHO SOUSA

Obs.: No meu blog:www.denisedias.blogspot.com consta essa homenagem a Elias José, as fotos que tiramos juntos no 16º COLE e a seleção de alguns livros deles que aprecio. Fiquem à vontade para fazer uma visita!