BETINHO E A SOLIDARIEDADE

O HOMEM E SUAS VIRTUDES

Embora não tenha conhecido a ilustre figura do Betinho pessoalmente, entendi bem suas virtudes, suas palavras, suas ações, de modo que considero – me um dos seus discípulos no sertão agreste da Bahia. Acredito na capacidade de transformação da sociedade sentindo – me um protótipo do anarquista, (todas as formas de governo interferem injustamente na liberdade individual, e preconizam a substituição do Estado pela cooperação de grupos associados.) De forma alguma é minha intenção imitá-lo, até porque atitudes e gestos de solidariedade nascem contigo, ou de alguma forma somos impulsionados por algum ato absurdo em nossas vidas como a fome e a miséria. A verdade é que se existissem três milhões de exército imitadores do Betinho, com certeza não teríamos em nosso país tantas desigualdades sociais. Um aluno ao ir a sua escola terá obrigatoriamente que aprender com seus professores, com seus mestres, com a escola da vida. Posso lhe, assegurar que ainda não aprendi o suficiente, más apenas carrego um pouco do que há de vital dentro de mim.

Nunca se viu na história do Brasil uma pessoa reunir tanta gente para trabalhar de graça, praticando ações sociais como o Betinho conseguiu em tão pouco tempo. Os bons espíritos determinados por Deus conspiravam a seu favor de tal afino que com certeza brilhava junto com as estrelas, e Deus no seu firmamento estavam a sorrir.