979-CORRENTES DO HAIKAI (Haicai)Teoria X Prática
979-CORRENTES DO HAIKAI (Haicai)Teoria X Prática
1-Haikai (Haïku ou Haicai) é um forma poética de origem japonesa, surgida por volta do século XVI que valoriza a concisão. O haikai é a arte de dizer o máximo com o mínimo.
2-O grande mestre JAPONÊS haikaísta foi Matsuô Bashô (1644-1694, que se dedicou a fazer do haikai uma prática espiritual, unindo a poesia com os princípios zen-budistas.
3-Teruko Oda define HAIKAI como um poema de três versos, escrito em linguagem simples, sem rima, com dezessete sílabas poéticas (sendo cinco no primeiro verso, sete no segundo e cinco no terceiro), e com uma referência a natureza expressa por uma palavra (o chamado kigô), que deve representar também a estação do a estação do ano.
Note bem:
A corrente Modernista, pertence à terceira corrente de haicalistas, incorpora o haicai à tradição brasileira, não valorizando tanto a métrica nem o kigô. São poetas como Paulo Leminski, Helena Kolody, Millôr Fernandes, Alice Ruiz e mais recentemente César Silveira que além de questionar a forma do haikai, ampliam suas possibilidades temáticas. Chega-se a ter, hoje, haicais com temática erótica, como os de Olga Savary
Vale ressaltar que Helena KOLODY foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil, em 1941.
Foi admirada pelo Carlos Drummond de Andrade .
4-O haicai chegou no Brasil em 1919 com o poeta Afrânio Peixoto, e de lá para cá viveu momentos diversos: ganhou rima, perdeu rima, ganhou título, perdeu título, movimentou polêmicas acerca de sua forma e dividiu correntes.
5-A incursão métrica rígida do haikai no Brasil,
entretanto, foi através de GUILHERME DE ALMEIDA,
para quem o haikai deve ter
estrutura métrica rígida, rima e título.
No esquema proposto por Almeida ,
(desde 1936, ano de seu encontro
com o cônsul japonês no Brasil, Kozo Ichige )
a 5ª sílaba/tônica/forte do 1º verso
rima com a 5ª sílaba tônica/forte do 3º verso,
e o 2º verso possui rima interna (entre a 2ª e a 7ª sílaba).
RIMAS ao final do verso: ABA
1º VERSO: A
2º VERSO:rima interna obrigatória,
ENTRE A 2ª e a sétima sílaba.(B)
3º VERSO: A
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Exemplos
para Fixação da Teoria:
1)Corrente Guilhermina :
( Rima rígida de Guilherme de Almeida)
Título:Amor Platônico
Haicai didático:
Por Sílvia Araújo Motta
Quan/do /che/ga a /(lu)/a
(rima -a-: na 5ª sílaba/tônica/forte)
so.../...pro/(te)/jo/...meu/...de/(se)/jo!...(a rima está na 3ª e 7ª,ok.)
(rima -b-:entre a 2ª e a 7ª sílaba)
É/ ...bom .../vê-/...la / (nu)a.
rima -c-: na 5ª sílaba/tônica/forte)
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2)Corrente Guilhermina :
( Rima rígida de Guilherme de Almeida)
Título: Paixão cheira Amor
Haicai didático:
Por Sílvia Araújo Motta
O po(mar) /que (chei) ra
(rima -a-: na 5ª sílaba/tônica/forte)
a fa(cei)ra laran(jei)ra: (3ª e 7ª, ok)
rima -b-:entre a 2ª e a 7ª sílaba)
flor casamen(tei)ra.
(rima -c-: na 5ª sílaba/tônica/forte).
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3)Corrente Guilhermina :
( Rima rígida de Guilherme de Almeida)
Título:Despedida
Haicai didático:
Por Sílvia Araújo Motta
Tempes(ta) de (cho) ra!
(rima -a-: na 5ª sílaba/tônica/forte)
A (go) ra, /que/ foi /em (bo)ra, (2ª e 7ª,ok)
(rima -b-:entre a 2ª e a 7ª sílaba)
pe/la /vol/ta im (plo) ra.
(rima -c-: na 5ª sílaba/tônica/forte)
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4)Corrente Guilhermina :
( Rima rígida de Guilherme de Almeida)
Título:Vida sem amor
Haicai didático:
Por Sílvia Araújo Motta
Vi/da /sem / a (mor)...
(rima -a-: na 5ª sílaba/tônica/forte)
A/sa /par/ (ti) da/, /fe (ri) da (rimas:4ª e 7ª,ok)
(rima -b-:entre a 2ª e a 7ª sílaba)
Só /cul/ti/va / (dor.)
(rima -c-: na 5ª sílaba/tônica/forte)
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5)Corrente japonesa:
Haicai didático:
Por Sílvia Araújo Motta
Sempre que te (ve)jo---(rima ve)(5ª sílaba)(com 5 sílabas)
pro(te)jo meu coração--(rima te)(2ª sílaba)(com 7 sílabas)
de um forte de(se)jo.--(rima se)(5ª sílaba)(com 5 sílabas)
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6)Corrente MODERNISTA:
SEM RIMA NENHUMA,
RACIOCÍNIO LÓGICO,
com ou sem pontuação:
Haicai didático:
Por Sílvia Araújo Motta
Andorinha chora,
Viúva, geme, soluça!
Asas de luto.(APENAS QUATRO SÍLABAS)ok.
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7) Corrente MODERNISTA:
com ou sem pontuação:
Haicai didático:
Por Sílvia Araújo Motta
Sempre que te vejo(RIMA 5ª sílaba)
mais aumentas meu amor,
certeza do desejo.(RIMA 5ª sílaba)
Note bem:
Estes são alguns exemplos práticos, para melhor entendimento e fixação da teoria.
Leia mais:
www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta