Estardalhaços

     Já é outono e as folhas das árvores se tornam avermelhadas, logo haverão de soltar-se e um típico tapete dançará ao sabor do vento. 

     O sol e um céu azul profundo romantizam o dia por começar, quando o silêncio é interrompido com estardalhaços.

 

média estação -

bando de saltitantes 

maritacas




Partícipe do Chá das Cinco no WhatsAp 

Aprenda Conosco Haikais Clássicos 

Ingresso: 11 997742269. 




*Preâmbulo do Haicai*

 

Já é outono e as folhas das árvores se tornam avermelhadas, logo soltar-se-ão e um típico tapete danará ao sabor do vento.

O sol e o céu azul profundo romantizam o dia por começar, quando o silêncio é interrompido como estardalhaços.

 

*Haicai*

 

Meia estação:

Bando de saltitantes. 

"As" maritacas.

 

*Análise Literária do haicai do Mestre Maurício de Oliveira*

 

O haicai do exímio mestre poeta Maurício de Oliveira é uma pequena obra de arte que captura a essência da natureza e a transição sutil entre as estações. Vamos analisá-lo em detalhes:

 

*1. Preâmbulo do Haicai:*

 

● Neste preâmbulo, o poeta nos introduz ao cenário de outono, descrevendo as folhas das árvores que estão mudando de cor e prestes a cair, formando um tapete característico que será levado pelo vento. Ele também menciona o sol e o céu azul, criando uma atmosfera romântica para o dia que está prestes a começar. O contraste entre a calma aparente e o silêncio interrompido pelos “estardalhaços” nos prepara para o haicai principal.

 

*2. Haicai:*

 

● O haicai principal é composto por três versos, seguindo a tradicional estrutura de 5-7-5 sílabas.

 

● O poeta retrata a transição da estação, referindo-se ao outono como “meia estação”. Essa expressão sugere um período de transição entre o verão e o inverno, evocando uma sensação de equilíbrio e mudança.

 

● A imagem dos “saltitantes” maritacas acrescenta dinamismo e vida à cena, contrastando com a quietude sugerida pela descrição do outono. As aves, ao saltitarem, trazem movimento e vitalidade para o cenário, destacando a beleza e a diversidade da natureza mesmo em meio às mudanças sazonais.

 

*3. Conclusão:*

 

No geral, o haicai de Maurício de Oliveira é uma obra poética que celebra a natureza em sua transitoriedade, capturando a beleza e a serenidade do outono, ao mesmo tempo em que nos lembra da constante renovação e vitalidade que permeiam todas as estações.

 

Por: Alelos Esmeraldinus

Analista de obras do R. Letras

https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=71156 




 

Maurício de Oliveira
Enviado por Maurício de Oliveira em 12/04/2024
Reeditado em 16/04/2024
Código do texto: T8040343
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.