PEQUENO CANTO SONETO À REDUNDÂNCIA

Todos sabem, e é consenso geral

Que pra encarar o Português de frente

Ou se planeja antecipadamente

Ou é nefasta a conclusão final

É minha própria opinião pessoal

E aqui repito tudo novamente

Que surpreende inesperadamente

Conferir protagonismo principal

A tal bandido vilão perigoso

O pleonasmo dito vicioso

Que além de tudo é também redundante

E então baseado em fatos reais

Afirmo são ambos metades iguais

Que bela dupla de dois meliantes…

(Para o amigo e Mestre Cordelista Stelio Torquato Lima.)

“Doubting, dreaming dreams no mortal ever dared to dream before” (“Duvidando, sonhando sonhos que nenhum mortal ousou sonhar antes”). Poe E. A.

Pleonasmo é uma figura de linguagem caracterizada pela repetição enfática de uma ideia. O pleonasmo de reforço ou estilístico pode ser dito: semântico - se relativo ao significado de uma expressão - como, por exemplo, ‘Somente acreditei, após ter visto com meus próprios olhos’; o significado do próprio verbo ‘ver’ já seria suficiente. ‘Ver com os próprios olhos’ é uma repetição que enfatiza o ato de ver, conferindo maior veracidade à afirmação.

Quando é construído por meio da relação entre os termos da oração, o pleonasmo é dito sintático. Na frase: - A ele não lhe cabe decidir quem será promovido. - O verbo ‘caber’ exige um complemento indireto, no caso, o pronome ‘lhe’ repetindo o ‘a ele’. Portanto, ao usar ‘a ele’ para enfatizar a quem não cabe decidir, ocorre um pleonasmo sintático, pela repetição do objeto indireto.

Já a chamada redundância, pleonasmo vicioso, ou tautologia, é vício de linguagem e caracteriza-se pela repetição desnecessária, reafirmar o óbvio. Como no soneto acima, em que o autor fez questão de ‘exceder-se nos abusos’.

.

Stelo Queiroga
Enviado por Stelo Queiroga em 25/02/2022
Reeditado em 26/02/2022
Código do texto: T7460095
Classificação de conteúdo: seguro