Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ENEM:
O QUE CAI NA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA?



 
     Logo abaixo, pontuo  alguns assuntos que costumam ser constantes na prova de Português  contemplada, junto a outras áreas do conhecimento  no eixo Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Fiz um levantamento como base nos exames realizados entre 2013 e 2016. Os assuntos estão destacados em vermelho nos tópicos abaixo, complementados por algumas informações.



⇒ Interpretação textual
     Predominante na prova, a interpretação textual é a base de todos os conteúdos abordados no decorrer do teste, não só no de Linguagens, mas nos de todos os eixos. Para tanto, saber interpretar é imprescindível, porque de quase nada valerá saber apenas o assunto, se não se sabe o que a questão objetiva. 
          Para obter dicas de interpretação textual, acesse AQUI.





⇒ Questões de cunho linguístico
     Aí são abordados assuntos que acercam o estudo da linguagem, um modelo mais moderno de se estudar Língua Portuguesa. O perigoso nessa questão é que, em algumas escolas, não é comum esse tipo de abordagem, o que faz se tornarem importantes pesquisas prévias sobre o conteúdo. Língua falada x língua escritametalinguagem; linguagem verbal e linguagem não verbal; funções da linguagemnorma-padrão, norma culta (a de prestígio social) e forma popular; preconceito linguístico; entre outros, têm certo grau de relevância no teste.




⇒ Questões de gêneros do discurso e tipologias textuais
     Saber reconhecer o gênero e a tipologia textual nele presente, na prova de Linguagens, é também reconhecer a intenção, as especificidades e os meios de produção do texto, e podemos dizer que isso interfere de forma direta à interpretação textual. Existem milhares de gêneros e no link mais acima são apresentados os mais recorrentes nas provas do ENEM. Vale também dar uma estudada nas tipologias textuais (narração, descrição, dissertação expositiva e argumentativa, injunção) e nas esferas do discurso




⇒ Questões de sintaxe
     Nesse campo, o que é mais comum de serem observados são assuntos sobre conectores (conjunções) e suas funções no texto. Aconselha-se, portanto, revisar o conceito de conjunção, as orações coordenativas e subordinativasTambém é interessante ler sobre alguns mecanismos de coesão (principalmente elipse, sequencial, anafórica, catafórica) e recordar coerência textual




⇒ Questões de semântica
     
Linguagem denotativa e conotativa e figuras de linguagem têm espaço no exame. Claro, tudo isso sendo levantado por meio da tão bem requisitada interpretação textual. Vale também dar uma retomada em ambiguidade



     Como podemos notar, as provas de L. Portuguesa no ENEM contemplam mais as habilidades e competências em linguagens do que a gramática. Portanto, não vale apenas ficar decorando regras e normas para, no dia do teste, não chegar a dizer que "nada do que eu estudei caiu". Saber sobre a função do texto, sua construção e seus meios de produção tem maior relevância para o exame. 
Jonathan Menger
Enviado por Jonathan Menger em 27/08/2017
Reeditado em 27/08/2017
Código do texto: T6096536
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jonathan Menger
Viamão - Rio Grande do Sul - Brasil, 26 anos
19 textos (872 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/09/17 18:55)
Jonathan Menger