A origem dos nomes dos países- Parte II.

Agora vamos falar um pouco da etimologia, o que ela nos diz sobre a origem aos nomes dos países, uma parte gramatical que agrada muito, e dando sequência a primeira parte, onde falei mais sobre as nações americanas.

Vaticano= Latim "Vaticinari" que significa "profetizar".

Portugal= O nosso simpático país , ele quer dizer ; Porto Cale , do latim "Portus Calle" dos romanos, onde hoje é a bonita cidade do Porto, e calle significa "lindo". Não é legal ?

Espanha= O meu amado país, significa "Terra de coelhos", em fenício " Î p nim", pois os fenícios (comerciantes nômades), paravam por lá para fazerem um "pit stop", e viam as tantas lebres que corriam soltas pela campina, então não deu outra.

Alemanha= "Terra de todos os homens, ou de todas as tribos", em germânico. O nome Alemanha deriva da tribo dos Alamanos, germânicos do sul ( Os suevos). Os alemães se chamam "Deutschland", que significa isso mesmo que já disse; "Terra de todos os povos".

Grécia= Do latim "Graecus", como Aristóteles a chamava, mas os gregos a chamam de Ellas, que significa " Terra da luz".

Japão= Como era é a terra ao leste da China, os antigos chineses a chamavam de "Terra do sol nascente", lindo nome.

Hong Kong = Em cantonês " Heung Gong", " Porto aromático", acho que até os peixes eram perfumados, rsrsss...

Irlanda= Da deusa celta "Eire" ( da fecundidade).

China= Vem da dinastia Chin, que dominou a China unificando boa parte das terras, "Terra dos chins".

Bélgica= Significa "útero", não é bacana ? Vem de "bolg" do proto-indo-europeu.

Àfrica= O continente África significa " Terra ensolarada", tanto em latim " aprica" quanto em grego " aphrike", sem frio, lugar quente...coisas assim.

Honduras= Colombo a chamou de "honduras", que em espanhol significa "lugar fundo", pois o litoral tinha águas profundas.

Hungria= Do germânico ;"On-agur"," povo das dez lanças".

Itália= Ah, que linda Itália...! Vem de " Ítalos ", touros em grego antigo, do latim " vitalus", lugar de muito gado. Há quem conteste isto, mas uma coisa é certa, a palavra vem do grego.

Polônia= Vem da palavra "pole", que é campo, "povo do campo".

Líbano= Tem um significado bem legal ;" laban", que é "branco" em semítico, devido a neve das montanhas.

Inglaterra= Tem um significado bem curioso, pois o Papa chamava os saxões de anjos ( não sei porque ), então veio a palavra "anglo", e com isso os normandos passaram a chamá-los de "anjos", por assim dizer, e a palavra ficou; "Terra dos anjos".

.

Espero que tenha agradado, a lista ficou muito grande, mas deixei tantos países de fora...não dá para falar de todos, não é ?

E a França ? Você esqueceu ?

De jeito nenhum, é que ninguém sabe ao certo de onde saiu esse charmoso nome "França", e para ficar divagando em estudos sem mundo e sem fundo, é melhor deixar assim.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 24/06/2016
Reeditado em 24/06/2016
Código do texto: T5677011
Classificação de conteúdo: seguro