O moral ou a moral?

A palavra “moral” pode ser masculina ou feminina, dependendo do sentido que assume em cada caso. A moral é o conjunto de valores e princípios éticos, enquanto “o” moral é o ânimo. É por isso que dizemos que a torcida eleva o moral dos times – não a moral.

Reparem, agora, neste trecho de notícia de um repórter de escolaridade duvidosa extraído de um dos nossos jornais semanais de informação e tirem as suas conclusões se acertou (ou novamente errou):

«Os familiares dos réus esperaram das 8 às 12 horas para entrar no estabelecimento prisional, uma vez que estavam a ser impedidos pelos agentes dos Serviços Prisionais e por um tal reeducador que numa ocasião dizia “O director está em reunião” e noutra dizia “Vocês não podem entrar. Há ordens superiores, nada estava permitido, nem visita nem celebração alguma”, algo que alterou completamente A MORAL dos familiares dos reclusos que não tiveram outra opção, se não protestar».

“Moral”, nesse trecho, ao que tudo indica é a disposição de espírito, não o conjunto de valores – seria o caso, portanto, de usar o artigo masculino. Assim:

... algo que alterou completamente O MORAL dos familiares dos reclusos

Littera Lu
Enviado por Littera Lu em 26/04/2016
Reeditado em 26/04/2016
Código do texto: T5616717
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.