"Substantivos sobrecomuns!"

Quando ouvimos frases como “Ela foi uma anja em minha vida”, “Minha professora é uma gênia” ou ainda “minha mãe é minha ídola”, sentimos que algo está errado. Mas você sabe o por quê?
Vamos corrigir os exemplos antes de seguir em frente, ok? O certo é: “Ela foi um anjo em minha vida”, “Minha professora é um gênio”, e “Minha mãe é meu ídolo”. Isso porque anjo, gênio e ídolo, são substantivos sobrecomuns, ou seja, são substantivos que não admitem variações de gênero!É a mesma palavra tanto para o masculino quanto para o feminino.
Os substantivos sobrecomuns não aceitam variações de gênero e, portanto, são ou femininos ou masculinos, e nunca os dois, diferente da maioria dos nomes que podem ser flexionados quanto ao gênero. Por isso, por uma questão de concordância, quando for inserido em uma frase, essa não deverá ser sintaticamente modificada.

Exemplos para ler e não esquecer mais:
A criança-O indivíduo-A criatura- O algoz -O ente-O monstro-O ser-A testemunha- A vítima -O cônjuge- O carrasco-O membro-O neném-O verdugo-O fim -O planeta -O cometa -O mapa- O fantasma- A árvore -A tribo A catástrofe -A linguagem -O anjo- O apóstolo -O defunto- O gênio -O ídolo
Será que assim dá para relembrar e fixar a diferença que há entre os subastantivos? Boa sorte!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 22/04/2016
Código do texto: T5613069
Classificação de conteúdo: seguro