PRESENTE DE NATAL

Você pode achar que estará fazendo um belo gesto se neste Natal presentear alguém com um dicionário ou um livro de Gramática. Mas pense antes de fazer a compra. Se você não conhece bem a pessoa, se não tiver certeza de que ela realmente gostaria de receber tais livros, poderá estar jogando seu dinheiro fora.

Para entender de Gramática e para dominar um amplo vocabulário é necessário o interesse, é preciso gostar do assunto. Gramática não se impõe a ninguém. Os bons gramáticos aprenderam quase tudo por si mesmos, estudando, pensando, pesquisando. Podem ter tido bons professores, mas o professor dá apenas o empurrão inicial.

Se uma editora lançar um livro de Gramática que venha a ter grande aceitação, o leitor que comprar o livro para si certamente tirará dele maior proveito do que aquele que receber o livro de presente. O fato é que para muitos a Gramática é algo chato, maçante e difícil de digerir; já para outros, bem poucos, dominar tal assunto é um verdadeiro prazer, é sentir um gosto de vitória, por entender o que outros não entendem. Gramática não é para qualquer um, mas poderia ser se todos tivessem a mentalidade de valorizar o próprio idioma.

Uma biblioteca, ainda que modesta, é algo muito bonito. Mas o livro não deve ser objeto de decoração. Ele vale mais na mesa do que na estante. Se você receber de presente um livro, faça dele bom proveito. Lendo-o com critério, estará aprendendo muito, mesmo que não seja um livro de Gramática.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 17/12/2014
Código do texto: T5073100
Classificação de conteúdo: seguro